Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Mais Belas Festas do Mundo

Brito-Semedo, 13 Abr 11

Numa notável recolha das festas do mundo – viajando pelos cinco continentes, ao longo de todos os dias do ano – esta obra permite-lhe entrar no epicentro de uma cultura e nas suas festas mais simbólicas. Sabia, por exemplo, que, a 13 de Maio, a cidade de Kelaa (Marrocos) organiza o inconfundível Festival das Rosas? Que a 26 de Novembro se instituiu uma singular Venda de Postais no Royal College of Arts? Ou que, em Oaxaca (México), o dia dos Mortos se celebra entre oferendas e música? Organizado segundo a lógica de um calendário, pode facilmente saber que festa acontece em determinado dia e em que lugar do mundo. Pretexto de viagem, as festas são ainda a melhor forma de conhecer a alma de um povo e assim desfrutar de uma intensa experiência.


Algumas das mais belas festas do mundo:

 

Festival das Rosas (Marrocos, 13 de Maio)

As rosas-persas deixam um aroma a magia no ar. Tendo como cenário uma dura e escarpada paisagem, este festival coroa a beleza no meio do deserto e as fragrâncias das flores.


Encontro de Elefantes (Sri Lanka, 21 de Outubro)

A festa da água e do banho. Não dos humanos, mas dos milhares de elefantes que se juntam na antiga represa de água, mandada construir pelo rei Mahasena no séc. III. Depois do banho, a terra volta a secar, prometendo encher-se no ano seguinte.

Dia dos Mortos (México, 1 de Novembro)

Os cemitérios enchem-se de pessoas. Levam-se oferendas e flores, enfeitam-se as campas. Mas não é a tristeza que domina. Lembrando os mortos, celebram a vida cantando, deixando-se levar pela energia das canções e da dança que invade as ruas.

Dia do Beaujolais (França, 22 de Novembro)

Beaujolais é um vinho. Logo que batem as badaladas da meia-noite, todos se juntam em torno das fogueiras de varas de cepa e celebram o fim da vindima, bebendo o vinho de que tanto se orgulham. (Fonte).

 

Título: As Mais Belas Festas do Mundo

Autor: Sarah Woods

Editora: Círculo de Leitores

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

3 comentários

De Lilian Cristina Marcon a 15.04.2011 às 01:15

Nessa imensidão teia nética, me deparei com seu blog através do fio condutor "carnaval antigo". Quê delícia navegar nessas páginas. Foi um prazer.
abraços
Lilian Cristina Marcon

De Brito-Semedo a 15.04.2011 às 09:37

Bom-dia, Lilian ! Depreendo que se encostou no "Na Esquina" no Brasil. Seja muito bem-vinda a este espaço verdiano de partilha! Aprochegue-se ' e participe da conversa. Obrigado por ter gostado. Agora apareça mais vezes, mesmo que seja só para tomar um cafézinho da Ilha do Fogo ou tomar um grogue da Ilha de Santo Antão, hihihi!!!. Aqui tudo é fresquinho e preparado na hora! Obrigado e fique bem!

De Lilian Cristina Marcon a 16.04.2011 às 18:13

Com certeza estarei por aqui, mesmo que distante (interior paulista). Abraços.

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by