Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grupo da Rádio Barlavento

Brito-Semedo, 26 Mai 11

 

Foto Melo, ano 1955/56, tirada no quintal do Grémio Recreativo do Mindelo, cedida por Ernestina Santos

 

 

Rádio Barlavento (Maio.1955–Dez.1974)

 

Dirigentes, produtores, locutores e músicos

 

 

Legenda A partir da esquerda, sentados: Mendo Barbosa, Presidente do Grémio Recreativo Mindelo na época; Dr. José Duarte Fonseca, membro da direcção do Grémio na época; Jorge Pedro Barbosa (agachado), poeta, músico e compositor, colaborador da rádio (filho do poeta Jorge Barbosa), participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Dr.ª Armanda Fonseca, locutora (foi apanhada durante o assalto de 9 de Dezembro, no estúdio a ler o noticiário aos microfones); Dr. Aníbal Lopes da Silva, membro da direcção do Grémio, mentor da iniciativa de criação da Radio Barlavento e principal financiador. Henrique de Albuquerque, membro da direcção do Grémio; Jorge Barbosa, poeta, colaborador da radio, produziu ao longo dos anos vários programas.

 

De pé, a partir da esquerda: Luís (Lulu) Marques da Silva, músico, mais tarde elemento do conjunto Ritmos Caboverdeanos, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Hermes Lima (à frente encostado ao Mendo Barbosa), músico, mais tarde elemento do conjunto Centauros, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Ângelo Lima (atrás do Hermes Lima), músico, mais tarde elemento do conjunto Centauros, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Sr. Pias, técnico de rádio e electrónica; António Salomão, elemento do serviço de notícias, avisos e comunicados; Telmo Bárrio Vieira, técnico de rádio e electrónica, foi a partir de 1964 director técnico e principal responsável da Rádio Barlavento até 9 de Dezembro de 1974; Francisco Mascarenhas; Carlos Caldeira Marques; Lehman de Almeida, locutor; Oliveira; Luis Barbosa Matos; Augusto (Pirico) Santos, músico, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio. Mario Ivo Fonseca; Arnaldo (Naldinho) Gonçalves, elemento do serviço de notícias, avisos e comunicados, músico, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio, era o responsável pelo Grémio e a Radio Barlavento a 9 de Dezembro de 1974 (Autoria de Carlos Filipe Gonçalves, Jornalista).

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

8 comentários

De Ernestina Santos a 26.05.2011 às 20:21

Prof., estas fotos antigas têm dado a volta ao mundo à velocidade da rede cibernética. As que eu publico foram digitalizadas a partir dos álbuns do meu pai, Augusto Silva Santos, conhecido por todos os amigos por Auguste PIrick, que as guardava ele mesmo com muito carinho, infelizmente sem estarem devidamente identificadas e datadas.
Lembro-me que, na primeira vez que olhei para esta foto, só reconheci o meu pai, o tio Hermes Lima e o seu irmão, o Ângelo Lima, bem como o "tio" Lulú Marques, grande amigo do meu pai e padrinho da minha irmã mais nova.
A minha irmã mais velha é quem sabe contar as estórias envolvidas mas, como professora que é, tempo é o que não lhe sobra. Os amigos do fotolog têm ajudado a identificar o pessoal desde 2007, altura em que abri o meu primeiro. Entre brincadeiras e conversas sérias, temo-nos divertido muito e também chorado com sodade da nossa terra e dos amigos e famílias que perdemos de vista. Vou divulgando também poesia de Cabo Verde e, sempre que oportuno, alguma música também. O fotolog onde têm vindo a ser publicadas é o Mantenha (http://www.fotolog.com/07tsantos).
Esta foto tem uma estória gira. Depois de a publicar, a foto foi-me enviada por mail, passados uns dias, pelo meu irmão mais velho, que vive na Suécia, que a recebera de um amigo pela mesma via. Tinham-lhe dado o título de "Carolas da Rádio", que achei muito interessante. A minha irmã mais velha já me tinha dito posteriormente que era um grupo ligado à Rádio, pelo que o título era mais que adequado. Claro que me fartei de gozar com a cara do meu irmão, que pouco espreita os meus fotologs e vem a saber das novidades pelos amigos que navegam na internet...
É a história da nossa música e da evolução da Rádio em Cabo Verde que se trata, pelo que é bem oportuna esta tua divulgação do grupo. Eu só tenho pena de não saber contar a história...

De Brito-Semedo a 26.05.2011 às 22:01

Obrigado, Amiga, por conservar estas memórias e partilhá-las com nós outros! O "Na Esquina" faz eco ao "Mantenha" (http :/ www.fotolog.com 07tsantos" http :/ www.fotolog.com 07tsantos </a>) apresentando-o a um outro público. Quando houver mais novidades (melhor, "velhindades"), faça o favor de nos incluir na sua divulgação. Um braça à moda sanvicentina!

 

De tchalê a 26.05.2011 às 22:31

Muita gente boa nesta foto... O Zito Azevedo dono do Blogue Arroz c,Atum , nos anos 60, tinha um programa: " Outras terras outras Gentes" que fez-me viajar para países exóticos, eu era um garoto. Imagina Mindelo naquele tempo escuro, e eu a viajar para a Finlandia, Holanda etc etc... Fantástico!!!!!!  

De Brito-Semedo a 26.05.2011 às 22:42

Obrigado, Bro., Sempre atento às coisas e às gentes da nossa terra e de diazá Espero que, daqui a 60 anos, a geração de então mostre fotos nossas, dos ASBA-50, hihihi!!! Um braça amigo ao colega blogueiro Zito Azevedo aqui invocado!

De zito azevedo a 27.05.2011 às 13:56

Venho aqui dar vivo testemunho do enorme prazer que foi para mim descobrir que, tantos anos depois (quarenta e tais...) aínda tenho um ouvinte de rádio que se recorda de mim (na rádio, era José Manuel)..Obrigado, Tchale Figueira, pela memória que lhe ficou de mim e do "Outras Terras Outras Gentes", que tanto prazer me deu produzir.
Um abraço do tamanho do marque nos separa, mas não nos afasta...
Zito

De Brito-Semedo a 27.05.2011 às 16:41

Caro Amigo José Manuel Zito Azevedo, Obrigado por postar-se aqui no "Na Esquina"! E olhe que fazia cá falta o seu "Arroz c'Atum "!
Tenho-o seguido de longe, mas como ninguém nos tinha apresentado formalmente...
Braça,

De zito azevedo a 29.05.2011 às 13:59

É com todo o gosto que vou tentar acomodar o meu ombro a esta mui bem frequentada esquina...Aliás, as tertúlias à esquina remetem-me para anos da minha juventude quando passava horas "contand passagem" na esquina do Café Portugal, no Mindelo...Madrugadas da memória!

De José Lopes a 11.12.2015 às 08:02

Great
Há muito tempo que não venho animar o blogue do amigo Brito-Semedo por muita falta de tempo e reconheço distração. Mas tenho perdido de certeza muita coisa boa. Mas esta homenagem à Radio Barlavento temos que juntar todos num momento em que há um acordo: a ideia do Dia da Rádio é boa mas discordamos da data por nos lembrar dos nossos erros imperdoáveis.

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Manuel Brito-Semedo

    Caro Zé Hopffer, Excelente! Terei isso em consider...

  • Anónimo

    Esqueci-me de me identificar no comentário anterio...

  • Anónimo

    Meu caro, seria interessante incluir o texto de Ar...

Powered by