Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Batuque Futebol Clube

Brito-Semedo, 6 Jun 11

Legenda (De esquerda para a direita) – De pé: (…) Américo Antunes, Féfa, Piranga, Tchickin, Lapate, (…), Júlio Beckenbauer; Agachados: Celso Figueiredo, Tcheps, Djô Bomba, Toy B, Vává Doiss, Jorge Reggae, César, Vává Bento, Jota.

 

Em 5 de Maio de 1981 nascia em São Vicente o Batuque FC. O clube foi fundado por alunos do Liceu Lugero Lima. Passados trinta anos o Batuque FC é a melhor escola de formação de jovens para o mundo do futebol em Cabo Verde. A iniciativa partiu do actual presidente João José Cardoso da Silva (JOTA) e dos colegas do liceu.

 

De acordo com o presidente do Batuque, o clube surgiu em 1981 graças aos encontros e reuniões entre um grupo de jogadores que estudavam no liceu. Jota afirma que “ o projecto Batuque FC nasceu no Liceu Lugero Lima após várias conversas entre mim e meus colegas. Decidimos criar um clube de futebol e com apoio de algumas casas comerciais conseguimos equipamentos”.

 

Contudo foram precisos dezassete anos para que o Batuque Futebol Clube torna-se um clube federado. Na sua primeira participação no Regional de São Vicente os axadrezados ficaram em segundo lugar.

 

O Batuque conquistou o primeiro título em 2002 após vencer o Campeonato de São Vicente. Nesse mesmo ano os axadrezados foram vice-campeão de Cabo Verde. Os jogadores do Batuque estavam de pé quente e conquistaram o título em 2003. Porém depois de sete anos de jejum os axadrezados conquistaram em 2010 o seu terceiro título de campeão Regional.

 

O Batuque conquistou cinco Taças de S. Vicente e cinco Supertaças. Nos escalões de formação o Batuque tem arrebatado nos últimos anos todos os troféus e neste momento detem o título de campeão nacional de sub 17. O último troféu conquistado foi a 32.ª Edição do Torneio Saint Joseph, na França, em Abril de 2011.

 

Contudo, a filosofia do Batuque centra na formação de futebol com escolinhas para crianças, escalões infantis, iniciados, juvenis, juniores e seniores.

 

Segundo o presidente dos axadrezados, “a formação juvenil é fundamental para criar espírito de grupo. Logo, a nossa filosofia passa pela formação de jovens. Aquele que demonstrar experiência e qualidade terá oportunidades de fazer testes no estrangeiro. Por isso, para nós a juventude é a base para a construção duma equipa e esses jovens de talento é que são o futuro do futebol cabo-verdiano” (Fonte).

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

  • Regiane

    Exelentes musicas . Me faz recordar o tempo do meu...

  • Livia Ramos Silva

    Meu tio irmao do meu pai tio Dino de monte. Saudad...

Powered by