Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Temos Blogueiro!

Brito-Semedo, 17 Out 11

 

Blogueiro.jpeg

 

Retomo, adaptando-o ao momento actual, o post e o texto que usei em Maio do ano passado, quando o Na Esquina do Tempo chegou aos seus 100 dias.

 

Um amigo jornalista, calejado nestas andanças e autor de um blogue, de há uns tempos para cá com periodicidade “quando calhário”, perguntou-me, na altura, se estava a criar um blogue porque achava que não tinha muito que fazer! Ironizando, deu-me três meses para, depois disso, voltarmos a conversar sobre o assunto. Pois bem, cá estou à espera de voltar a encontrá-lo Na Esquina, ou num Café, para a tal conversa!

 

A verdade é que, ter um blogue e mantê-lo activo e com alguma frescura, exige tempo, mais do que poderia adivinhar à partida. Fi-lo, sobretudo, porque senti falta, na blogosfera caboverdiana, de um blogue de divulgação literária e cultural, que pudesse partilhar com os falantes da língua portuguesa a dinâmica do país neste particular e levar conforto e mantenha das ilhas aos patrícios na terra-longe. É assim que elaboro ou escolho a dedo o texto que vou postar, sempre a condizer com alguma efeméride significativa para mim e para aqueles que me acompanham virtualmente! Passados quase dois anos, constato que tenho gasto muitas horas fazendo dele um projecto pessoal e, desejavelmente, interessante. Assim, o balanço é francamente positivo e gratificante, com retornos muito agradáveis.

 

Foram debitados no Na Esquina do Tempo 614 posts, que tiveram visitas na ordem das 63.000 (isto a partir de 17 de Março de 2010), com perto de 160.000 exibições de páginas, provenientes de mais de 100 países/regiões, nomeadamente, Portugal (com o maior número de visitantes depois de Cabo Verde), Estados Unidos da América (sobretudo da zona da Nova Inglaterra), Brasil (com o Rio de Janeiro ocupando o primeiro lugar, seguido de São Paulo, Salvador e Belo Horizonte), diversos países da Europa (Itália, França, Bélgica, Suécia, Reino Unido, Holanda, Espanha, Luxemburgo), da África (Angola, Moçambique, Senegal, Marrocos, Tunísia, Gana, África do Sul) e mesmo da Ásia (Macau, Turquia, China, Japão, Timor Leste e Arábia Saudita), numa média semanal acima das 1.500 visitas.

 

Como reacção directa, houve perto de 1.200 comentários, para além daqueles feitos no facebook, a maior parte deles agradecendo, elogiando e estimulando a iniciativa, outros dando conta da indicação do blogue como material de consulta obrigatória a estudantes universitários da realidade cultural caboverdiana, outros, ainda, partilhando a sua vivência e cotejando realidades, o que faz do Na Esquina do Tempo um  espaço importante de convívio e de troca.

 

Last but not the least, uma vénia e uma palavra de apreço à equipa do SAPO Internacional, particularmente à Trêza, que concebeu os atraentes layouts e está sempre disponível para fazer os ajustes que se vão revelando necessários.

 

Assumo: Temos blogueiro!

– M. Brito-Semedo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

26 comentários

De João Sá a 19.10.2011 às 05:51

Bom dia caríssimo blogueiro e editor :)
Hoje está este post, testemunho pessoal que penso de leitura muito útil a todos os que se "aventurem" no mundo dos blogs, em destaque Na Rede da homepage do SAPO Cabo Verde.

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

  • Regiane

    Exelentes musicas . Me faz recordar o tempo do meu...

Powered by