Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Temos Blogueiro!

Brito-Semedo, 17 Out 11

 

Blogueiro.jpeg

 

Retomo, adaptando-o ao momento actual, o post e o texto que usei em Maio do ano passado, quando o Na Esquina do Tempo chegou aos seus 100 dias.

 

Um amigo jornalista, calejado nestas andanças e autor de um blogue, de há uns tempos para cá com periodicidade “quando calhário”, perguntou-me, na altura, se estava a criar um blogue porque achava que não tinha muito que fazer! Ironizando, deu-me três meses para, depois disso, voltarmos a conversar sobre o assunto. Pois bem, cá estou à espera de voltar a encontrá-lo Na Esquina, ou num Café, para a tal conversa!

 

A verdade é que, ter um blogue e mantê-lo activo e com alguma frescura, exige tempo, mais do que poderia adivinhar à partida. Fi-lo, sobretudo, porque senti falta, na blogosfera caboverdiana, de um blogue de divulgação literária e cultural, que pudesse partilhar com os falantes da língua portuguesa a dinâmica do país neste particular e levar conforto e mantenha das ilhas aos patrícios na terra-longe. É assim que elaboro ou escolho a dedo o texto que vou postar, sempre a condizer com alguma efeméride significativa para mim e para aqueles que me acompanham virtualmente! Passados quase dois anos, constato que tenho gasto muitas horas fazendo dele um projecto pessoal e, desejavelmente, interessante. Assim, o balanço é francamente positivo e gratificante, com retornos muito agradáveis.

 

Foram debitados no Na Esquina do Tempo 614 posts, que tiveram visitas na ordem das 63.000 (isto a partir de 17 de Março de 2010), com perto de 160.000 exibições de páginas, provenientes de mais de 100 países/regiões, nomeadamente, Portugal (com o maior número de visitantes depois de Cabo Verde), Estados Unidos da América (sobretudo da zona da Nova Inglaterra), Brasil (com o Rio de Janeiro ocupando o primeiro lugar, seguido de São Paulo, Salvador e Belo Horizonte), diversos países da Europa (Itália, França, Bélgica, Suécia, Reino Unido, Holanda, Espanha, Luxemburgo), da África (Angola, Moçambique, Senegal, Marrocos, Tunísia, Gana, África do Sul) e mesmo da Ásia (Macau, Turquia, China, Japão, Timor Leste e Arábia Saudita), numa média semanal acima das 1.500 visitas.

 

Como reacção directa, houve perto de 1.200 comentários, para além daqueles feitos no facebook, a maior parte deles agradecendo, elogiando e estimulando a iniciativa, outros dando conta da indicação do blogue como material de consulta obrigatória a estudantes universitários da realidade cultural caboverdiana, outros, ainda, partilhando a sua vivência e cotejando realidades, o que faz do Na Esquina do Tempo um  espaço importante de convívio e de troca.

 

Last but not the least, uma vénia e uma palavra de apreço à equipa do SAPO Internacional, particularmente à Trêza, que concebeu os atraentes layouts e está sempre disponível para fazer os ajustes que se vão revelando necessários.

 

Assumo: Temos blogueiro!

– M. Brito-Semedo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

26 comentários

De Ernestina Santos a 08.06.2010 às 19:37

Blogueiro, os meus parabéns!

Primeiro, pela persistência porque isto na verdade dá muito trabalho.

Segundo, pela qualidade dos textos que aqui inscreves, contribuindo para a divulgação da literatura cabo-verdiana pelas quatro partes do mundo. A diáspora cabo-verdiana agradece, pois há obras que estão fora do alcance e que assim serão do conhecimento de todos os que se interessarem.

Abraços e feliz continuação!

De Brito-Semedo a 08.06.2010 às 20:47

Cara Amiga Ernestina, Há muito que não aparecia por estas bandas e que falta fazia à "Na Esquina do Tempo"!
Espero que tenha sentido saudades do convívio e das nossas "conversas", ultimamente com a filatelia em destaque.
Da minha parte, continua a vontade de partilhar as coisas da terra, sobretudo com os patrícios que, por razões várias, se encontram na diáspora. E se puder chegar a leitores de outras culturas e paragaens, melhor ainda.
Um abraço destas nossas ilhas no meio do mar!

De Joaquim ALMEIDA (Morgadinho) a 05.10.2011 às 12:20

Caro amigo BRITO SEMEDO ; sinceramente confesso, que estou relativamente em atraso ,em relaçao aos outros (blogueiros),por motivos ,diria, maior parte das vezes ,alheios à minha vontade . Porém vou fazer os todos possiveis , - como se costuma dizer em francês- rattraper le temps perdu - e estar presente ,sempre que possivel ,no teu blog ,no nosso blog , NA ESQUINA DO TEMPO .Prometo-te caro amigo,estar presente,sempre que posso ,NESTA ESQUINA ,testemunhando,participando , nos tempos presentes e futuros ,colaborando na sua utilidade em prol da historia , da historia do " nosso pais"- CABO VERDE .Aquele abraço D'Um Criol na Frânça !..MORGADINHO !..

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • joão

    Amigo de Mindelo, sabe "o que é ser inventor"? Enc...

  • Sandro

    Amei esse "BAÚ" só tem preciosidade! 

  • Gilson

    Musicas muito bonitas, acho muito legal musicas ap...

Powered by