Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Confidente de Sá Carneiro

Brito-Semedo, 26 Jun 11

No dia 4 de Dezembro de 2010, passaram-se 30 anos sobre a inesperada e prematura morte de Francisco Sá Carneiro, no famigerado e ainda misterioso acidente aéreo de Camarate. Sá Carneiro era, na altura, primeiro-ministro de Portugal, e é ainda hoje lembrado como um dos maiores políticos de sempre do nosso País.

Conceição Monteiro foi, desde a primeira hora do PPD/PSD, secretária, amiga e confidente do mítico líder e fundador do Partido, recordado por todos no seio do Partido Social Democrata como um verdadeiro exemplo de coragem, rigor, frontalidade e ideologia política. Ao seu lado, Conceição Monteiro viveu alguns dos momentos mais marcantes da história do nosso País no pós-25 de Abril, naqueles seis anos que antecederam a morte de Sá Carneiro, na queda do Cessna.


Hoje, passadas três décadas sobre a morte do "seu" Francisco, como gosta de o lembrar, Conceição Monteiro revela as suas memórias de um tempo que já não existe, de uma política que já não existe, de um homem que, infelizmente, já não existe... Revela-nos o homem por trás do líder, o cidadão por trás do político, de uma forma tão intimista e sentida que nos transporta para aqueles conturbados anos 70 em Portugal. Lembra ainda o quão delicada foi a separação de Sá Carneiro (que tinha 5 filhos da sua primeira mulher) para se juntar com uma mulher casada, Snu Abecassis, num romance que causou choque na altura e que descobrimos, agora, com pormenores nunca antes revelados.


Após muitas horas de entrevistas, Paulo Aido, jornalista e autor best-seller, conseguiu passar para o papel os desabafos de Conceição Monteiro, as suas revelações, enfim, as suas memórias, com uma sensibilidade que faz desta obra muito mais do que um livro, mas sim uma contribuição para a forma como lembramos Sá Carneiro (Fonte).

 

Título: A Confidente de Sá Carneiro

Autor: Paulo Aido

Ano: 2011

Editora: Zebra Edições 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De paulo aido a 26.06.2011 às 20:37


Caro professor,
obrgado por ter colocado o meu livro como "livro da semana". Se precisar, para alguma acção que entenda vir a realizar, de algum apoio ou colaboração, estou à sua disposição.
 
 Ujm abraço amigo do
 Paulo Aido
 (968671081)
pauloaido@gmail.com (mailto:pauloaido@gmail.com)

De Brito-Semedo a 26.06.2011 às 23:17

Foi uma surpresa agradável ter aqui no "Na Esquina" o autor do 'Livro da Semana', o que só honra o blog e os seus leitores. Bem haja, pois, Paulo Aido ! Votos de sucesso com o seu livro!
Este é um espaço de partilha de livros, filmes, selos, moedas, histórias, memórias, numa palavra, cultura. Sempre que puder, junte-se ao grupo, encoste-se ao "Na Esquina" e participe da conversa. Um abraço e desejos de boa semana!

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Wilson Candeias

    Caro Professor Brito SemedoCabo Verde precisa de p...

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

Powered by