Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Segredos da Cozinha do Vaticano

Brito-Semedo, 6 Jul 11

Nunca, até hoje, alguém havia entrado na cozinha do Vaticano para revelar seus segredos. Eva Celada alcançou essa graça. Além de consultar uma vasta bibliografia, a jornalista teve acesso a cozinheiros, chefes de refeitório, funcionários e cardeais. A originalidade parece sem fim, ao gosto de cada Papa. Dos fogões vaticanos, saíram tentações como os ovos beneditinos (um capricho de Bento XI), a lagosta com trufa branca (habitual nas coroações do Renascimento), a mousse de faisão ao molho chaudfroid (prato preferido de Pio VI) ou o maçapão de água de rosas (uma iguaria na Idade Média). Do primeiro acontecimento culinário da cristandade, o menu da Santa Ceia, ao mais recente banquete, o da coroação de Bento XVI, esse livro apresenta um cardápio com mais de uma centena de pratos criados na cozinha mais exclusiva do mundo. Nesta publicação a autora apresenta – além de curiosidades que aparecem nos cardápios dos Papas – os ingredientes e o modo de preparo dos pratos, para que o leitor também tenha a possibilidade de apreciar as iguarias que até então só estavam presentes nos banquetes dos Pontífices (Fonte).

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De M.E.C. a 07.07.2011 às 12:54


Gostei! (dedinho para cima) Apeteceu-me abrir o livro e passear pelas receitas e, certamente, pelas fotos dos banquetes...

De Brito-Semedo a 07.07.2011 às 16:13

E eu, gostaria de adquirir o livro para, de uma vez para sempre, acabar com essa ideia arraigada de criança de que o Papa, como era santo, já praticamente não comia (e eu que gostava tanto de comida!), só se alimentando de um ovo. :)

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Manuel Brito-Semedo

    Caro Zé Hopffer, Excelente! Terei isso em consider...

  • Anónimo

    Esqueci-me de me identificar no comentário anterio...

  • Anónimo

    Meu caro, seria interessante incluir o texto de Ar...

Powered by