Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

Profesosres Liceu.jpeg

Foto gentilmente cedida por Elísio Silva (Portugal)

 

 

Liceu Central Infante Dom Henrique – Ano Lectivo de 1931/32

 

 

Legenda (Da esquerda para a direita) – 1.° plano: Joaquim Jaime Simões, Poeta José Lopes da Silva, Comandante Daniel Duarte Silva, Dr. Daniel Álvares Tavares, Dr. Alberto Atílio Leite, Eng.° Raúl Ferreira Chaves e José Rocheteau. 2.° plano: Jacinto Silva Medina (aluno finalista), Manuel Serradas, Tenente Lino da Silva, Eng.° José Morbey Afonso, D. João Daun Lorena (Pombal), Dr. Adriano Duarte Silva e Joaquim António Monteiro (funcionário de Secretaria).

 

Breve Cronologia do Liceu em Cabo Verde (S. Vicente)

Liceu Nacional de Cabo Verde (1917-1926)

Liceu Central Infante Dom Henrique (1926-1937)

Liceu Gil Eanes (1937-1975)

 

Liceu Central Infante Dom Henrique

 

Movimento de Alunos de instrução secundária no ano lectivo de 1930-1931:

Matriculados: Masculinos - 179; Feminino - 73; Total 252

 

Fonte: Boletim Oficial do Govêrno da Província de Cabo Verde, N.º 40, 3.Out.1931

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

9 comentários

De Sónia Jardim a 10.07.2011 às 08:08


Embora tenha a fotografia do professor D. João José de Carvalho Albuquerque Daun e Lorena (filho do quinto Marqûes de Pombal) em novo, penso que corresponde ao Sr. João Pombal que refere na fotografia. Foi professor de francês da minha avó Anita Jardim.

De Brito-Semedo a 10.07.2011 às 11:59

Obrigado! O seu comentário/esclarecimento é-nos muito útil. Votos de bom domingo!

De Valdemar Pereira a 10.07.2011 às 11:25


GLORIA a esses Professores que tanto fizeram para Cabo Verde !

Liceu Infante D. Henrique - Ano Lectivo de 1931/32

Obrigado pelo que me toca por mais este tesouro, RELÍQUIA , feito um ano antes do meu nascimento mas com muita gente que einda conheci.  Peço-te aceites esta minha pequena colaboração pois jà conhecia a foto que se econtra na Associação dos Antigos Alunos Liceais em Carnide. - Portanto aqui vão os nomes: - 1° plano: Joaquim Jaime Simões, José Lopes da Silva, Comandante Daniel Duarte Silva, Dr. Daniel 'Alvares Tavares, Alberto Atilio Leite e José Rocheteau. 2° plano: Jacinto Silva Medina (aluno finalista), Manuel Serradas, tenente Lino da Silva, Eng° José Morbey Afonso, D.João Daun Lorena (Pombal), Dr. Adriano Duarte Silva e Joaquim Antonio Monteiro (emp. de Secretaria).
Hà gente aqui que - de qualquer maneira - fica eternamente na nossa memôria mesmo que queiram retirà-los da Histôria de Cabo Verde.

De Brito-Semedo a 10.07.2011 às 11:58

Glória aos novos Professores de Diazá e feliz é o investigador que tem Amigos e colaboradores como Valdemar Pereira e outros. Bem hajam!
O post ficou rico e será, certamente, um contributo para a História do Liceu em Cabo Verde!
Profundamente grato!

De Manuel Pedro Ferreira Chaves a 29.07.2011 às 02:27

Saudações a todos! Que excelente surpresa encontrar o meu avô nesta fotografia! Excelente porque me encontro a realizar um trabalho de mestrado sobre o arquitecto Jorge Ferreira Chaves (nascido em Santo Antão) filho do Engº Raul Pires Ferreira Chaves (na foto). As suas histórias são indissociáveis, não só pelo parentesco.

A informação contida nesta página é para mim, da maior relevância - Muito obrigado ao dono do Blog.

Como é aqui referido, é também uma das figuras que a história esqueceu, que tanto contribuiu (e amou, penso) para o desenvolvimento de Cabo Verde e também da Guiné.

Agradeço qualquer informação ou pista ou documento que alguém me possa fornecer sobre aquele engenheiro.

Para quem possa estar interessado na figura, deixo aqui o link para a sua página da Wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Pires_Ferreira_Chaves#Cargos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Pires_Ferreira_Chaves#Cargos)

Cumprimentos a todos!

De Manuel Pedro Ferreira Chaves a 29.07.2011 às 02:32

Peço desculpa, o link que indiquei não estava correcto...

É este o link para a página da Wikipédia que referi:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Pires_Ferreira_Chaves (http://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Pires_Ferreira_Chaves)

De Brito-Semedo a 29.07.2011 às 14:58

Caríssimo, Não me canso de surpreender com o desenvolvimento da tecnologia dos dias de hoje, com as suas grandes possibilidades de informação e conhecimento. É caso para se dizer, feliz o momento em que se encostou ao "Na Esquina do Tempo", que vem sendo um espaço de convívio e de partilha. É curioso como também acabou por partilhar com os demais leitores a figura do seu Avô, o Eng. Raúl Ferreira Chaves, que só engrandece os Professores do Liceu Infante Dom Henrique e os estudantes que por lá passaram. Bem haja!

Essa mesma foto encontra-se exposta em Carnide (Oeiras), na Sede da Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde (AAAESCV) e lá poderá encontrar pessoas dessa geração mais antiga que o poderão ajudar, directa ou indirectamente.

Presumo que esteja a viver em Portugal. De qualquer forma, cá fica a indicação do blog da AAAESCV para eventual contacto - http://aaaescv.blogs.sapo.cv/

Cumprimentos e sucesso no seu trabalho de pesquisa!

De Valdemar Pereira a 10.07.2011 às 14:52

O Manuel procura dar a melhor informação possível e os comentadores esforçam-se para o seguir. Mas como o erro é humano, nomeadamente quando os anos fazem valer, uma gralha pode aparecer. E, neste Quadro de Honra, falhou por inadvertência, o nome de um ilustre filho de Cabo Verde cujo nome se encontra na toponímia mindelense : - Dr. Alberto Atílio Leite, vestido de preto e de mãos cruzadas, entre o Dr. . Daniel Tavares e o Eng° Chaves.  Desculpa, Manuel, a minha insistência que é so em abono da verdade mas, se puderes inserir o nome seria melhor que este comentàrio.
Mantenha e um braça.

De Brito-Semedo a 10.07.2011 às 15:04

Fala quem sabe e está de "olho vivo na melôn"! :) Desculpe, Amigo, ao querer fazer uma correcção acabei por apagar um nome que já constava. Mea culpa! Obrigado e um abraço reconhecido!

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

  • Regiane

    Exelentes musicas . Me faz recordar o tempo do meu...

Powered by