Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Estreia Académica do Mindelo, 1940

Brito-Semedo, 15 Jul 11

 

académica.jpeg

 Foto do Arquivo da Associação Aadémica do Mindelo, 1940
 Legenda (Esquerda para direita)De pé: Djosa Sena, Álvaro Soares; (...) Arlindo Couto, Djê Griguim, Jerónimo Cardoso e Fidjito Carmo.
Agachados: Kida, Araújo, St. Aubyn, Hermínio Sena e Reinaldo Évora.

 

académica.jpeg

Foto gentileza de Judith Whanon (USA), início dos anos 50
Legenda (Esquerda para direita) – De pé: Lulú Barbinha, Quida, Donald, Danielim, Djê Griguim, Pedro Rocheteau, Tida Martins e Quimquim Ribeiro; 
Agachados: Vieirinha, Américo Medina, Lencô Barbosa, Monca, Filinto Martins e Reinaldo Évora.

 

TÍTULOS DE FUTEBOL

Títulos Nacional: 1

Liga de Cabo Verde

1989

Títulos da Ilha de S. Vicente:

Liga da Ilha desde independência: 4

1986/87 1997/98, 2003/04, 2006/07

Torneio de Abertura: 2

2001/02, 2006/07

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

8 comentários

De zito azevedo a 16.07.2011 às 18:45

Gente fina, esta da foto dos anos 50...Só malta fixe, sempre na crista da onda, danados por uma diversão qualquer, desde que incluisse "cacos e bafas"...Olhei, longamente, todos estes amigos, a maioria já desaparecida mas que pertenceram ao meu passado de Mindelense, do qual me orgulho...Revejo em cada um destes comparsas da história da minha vida, pedaços de mim  mesmo e os meus olhos humedecem ao recorda-los, reverente e agradecido...pnznt3z

De Brito-Semedo a 16.07.2011 às 19:05

O Gestor do "Na Esquina" sente-se recompensado! Obrigado e um forte abraço!

De Joaquim ALMEIDA (Morgadinho) a 28.12.2011 às 09:11

Nesses ùltimos dias por razoes que eu nao sei esplicar ou talvez por negligência ,passei vàrias vezes por outro lado (desta esquina) perdendo inultilmente o meu tempo ,o tempo em que foi entregue a esta (Esquina), duas importantes fotos que felizmente vao ficar por aqui por muito tempo, testemunhando os velhos e bons tempos que pertencem (ao seu passado) de Mindelense -como diz Zito Azevedo -e que posso com muitas saudades testemunhar porque posso dizer com toda vaidade , é também o meu passado .Estas duas fotos (da nossa briosa )tem um valôr incalculàvel de arquivo .Se recordar é viver ,neste caso sinto-me neste momento um previlegiado !..Aquele abraço d'Um Criol na Frânça ; Morgadinho !..

De Valdemar Pereira a 17.07.2011 às 06:21

Aparecem duas fotografias distintas que devem ter uns dois anos de diferença Tomemos como ponto de referência a "dedicação" Djê Griguim que deve ter jogado até os seus quarenta anos.
Da primeira foto, desapareciam o Álvaro , o (...), o Damião Araújo e o Hermínio , funcionários públicos que mudaram de ilha; também deixaram a equipa o Arlindo Couto, que foi para o Amarante e o St.Aubyn de cujo destino nunca soube.
Esta equipa ia sofrer grande transformação com a saida do Álvaro , do (...), do Arlindo, do Damião Araújo , do St. Aubyn e do Hermínio que sairam da Ilha uns ou mudou de equipa (o Arlindo), dando lugar a outros como os grande interiores Tetse e Pitcha, o centro avançado Américo e o ponta esquerda Adriano Leite. Também, com César Alves, Alfredo Ferreira, Cirilo Gomes, Epifânio, ganharia o primeiro Campeonato pela Académica.
Antes de terminar, e neste 88° ano de vida do Castilho, quero lembrar que no primeiro ano de existência a Académica beneficiou 6 jogadores do da equipa do Castilho que sacrificada: Cirilo, Djê Arlindo, Hermínio , Damião e Tetse.

De Valdemar Pereira a 17.07.2011 às 06:27

[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

<BR class=incorrect name="incorrect" <a>Oops</A> :
- Minhas desculpas pelo último paragrafo onde queria dizer que no primeiro ano de existência a Académica beneficiou de 6 jogadores da equipa do Castilho que foi sacrificada. Voltaria muitos anos depois e ainda joga.

De Brito-Semedo a 17.07.2011 às 11:11

Bom-dia, bom domingo e bom fair play na Salina! :) É fantástico para o "Na Esquina" poder contar com gente de agora que vem de diazá (sem ofensa, claro!) como o Valdemar, que nos pode evocar essas memórias e fazer essas relações!
A ideia desta rubrica é recuperar em fotos a histórias das equipas de SonCent dessa época mais recuada, em função do material que vou conseguindo. Nisso, o "Na Esquina" já tem crédito e as coisas vão chegando pelo que agradeço a colaboração desinteressada de todos. No Estadio da Fontinha virtual já desfilou o Mindelense (ainda há mais), agora foi a vez da Académica e espero poder conseguir exibir o (nosso) Castilho, o Amarante e o Derby. Aproveito aqui para deixar um apelo e um pedido nesse sentido. Um rijo e forte abraço,

De carla ribeiro a 26.12.2011 às 14:19

Ola muito boa tarde...sem querer acabo por encontrar fotos do meu avô...QuimQuim Ribeiro... ;) um bem haja a todos...Carla Soraya Ribeiro

De Brito-Semedo a 26.12.2011 às 16:33

Prezada Carla Ribeiro, O seu avô, Sr. QuimQuim Ribeiro, que tive o grato prazer de conhecer na Praia, foi um despostista de mérito, felizmente reconhecido entre nós. Um abraço e votos de boas Festas!

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

  • Regiane

    Exelentes musicas . Me faz recordar o tempo do meu...

Powered by