Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grémio Sportivo Castilho, 1923-2011

Brito-Semedo, 19 Ago 11

 

 

 

 

Fotos do Grémio Sportivo Castilho na Página do Facebook

 

CASTILHO, uma das nossas eclécticas e mais antigas agremiações, baluarte do desporto caboverdiano, que se notabilizou no futebol e no ténis.

 

Nos primórdios – criado em Dezembro de 1923[i] – foi dirigido por pessoas de visão que viviam o clube antes de mais trabalhando para o desenvolvimento do atletismo, da esgrima, do golfe, do futebol, do ténis, do bilhar, do ping-pong, tendo engendrado grandes praticantes em todas essas modalidades mencionadas, sem esquecer o convívio social, nomeadamente através de seus famosos bailes para adultos e matinées dominicais para a sua juventude. Mais tarde, no seu seio, apareceu um grupo que, por algum tempo, praticou com bastante entusiasmo o voleibol e o basquetebol.

 

Com o andar do tempo e por razões que ignoro e não me foi possível confirmar cessou a prática das três modalidades anteriormente mencionadas e, depois, numa altura em que possuía um bom naipe de praticantes o futebol foi sacrificado.

 

Mas durou pouco. Um grupo de mais novos havia de levantar a estandarte e o Grémio Sportivo Castilho havia de passar a ter atletas de alto valor que, além de representar a Selecção de Cabo Verde, brilharam nos estádios de Portugal.

 

Hoje fala-se do futebol do Castilho e, propositadamente, não falo de outra modalidade – cultural – que muito ajudou no levantamento dos azuis e da qual já se falou aqui: "Teatros do Castilho".

 

Valdemar Pereira, Tours, França

 



[i] Boletim Oficial, N.° 52/1923

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

4 comentários

De Joaquim Saial a 19.08.2011 às 19:48

Um abraço para o "poço sem fundo de sabedoria" meu amigo Valdemar Pereira e outro para o António Castilho Semedo, professor de Educação Física aposentado e membro emérito da Associação de Antigos Alunos do Ensino Secundário de Lisboa que é "Castilho", por causa do Castilho - e do pai, obviamente, que lhe quis dar o nome da associação mindelense a que pertencia e da qual suponho foi um dos fundadores ou dos primeiros sócios, pelo menos. Não será o Brito Semedo primo do Castilho Semedo? Na Soncente, quem não é parente é aderente... veremos.

Braça
Djack

De Brito-Semedo a 19.08.2011 às 20:06

Caríssimo, Por via das dúvidas, o António Semedo e eu já nos tratamos por Primo! O curioso é que ele tem um sobrinho, também António, empresário de sucesso, que é Semedo Brito,  enquanto eu, intelectual proletário, sou Brito Semedo, rsss!
E deu para perceber que eu também sou Castilho?! Castilhano da Chã de Cemitério, com toda a honra! Braça!

De Joaquim Saial a 19.08.2011 às 19:57

O nome completo da associação é Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde. Dela sou sócio há cerca de uma dezena de anos.

Novo braça
Djack

De Adriano Miranda Lima a 19.08.2011 às 21:56

Este texto remete-nos ao livro do autor "O TEATRO É UMA PAIXÃO, A VIDA É UMA EMOÇÃO". O Castilho está na massa do sangue do Valdemar, e, por afinidade, o histórico Belenenses, que infelizmente não aguentou estes tempos de pseudo-modernidade que despatriaram o futebol e o entregaram a mecenas e vigaristas desta coisa que dá pelo nome de capitalismo global.
Não nos admiremos se um dia destes  aparece um Abramovitch qualquer para fazer do Belenenses o que o original fez do Chelsea. Resta saber é se a "nobreza" do Belenenses iria aceitar. Mas acho que aceitaria porque a moda pegou por todo o lado.
Quanto ao Castilho, longe vai o tempo do ecletismo desportivo e cultural, não é, Val? Para quando o renascimento? Nada de perder a esperança, porque o mundo dá muitas voltas.

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Djack

    A primeira medalha faz-me muita "manha", porque nã...

  • Manuel Brito-Semedo

    Caro Zé Hopffer, Excelente! Terei isso em consider...

  • Anónimo

    Esqueci-me de me identificar no comentário anterio...

Powered by