Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Blogue a Magazine Cultural

Brito-Semedo, 17 Out 11

 

Celebra-se hoje o Dia Nacional da Cultura, cujo Patrono é o Poeta Eugénio Tavares (Brava, 18 de Outubro de 1867 – 01 de Junho de 1930), o símbolo máximo da Cultura Caboverdiana.

 

A forma encontrada pelo “Na Esquina do Tempo” de assinalar o Dia e homenagear o seu Patrono foi a de inaugurar um novo projecto em sua saudação, ou seja, a transformação deste blogue e espaço pessoal num Magazine Cultural, aberto a novas colaborações e participações.

 

Eugénio Tavares, enquanto jornalista e polemista, já tinha sido Patrono da tese de doutoramento e irá ser o Patrono deste “Na Esquina do Tempo – Magazine Cultural Online”.

 

De um Blogue Despretencioso ...

 

 

O blogue surgiu da necessidade de divulgar as Crónicas de Diazá, acabadas de sair em livro e, sobretudo, de uma vontade de fazer alguma diferença na blogosfera caboverdiana, já que a área cultural estava a descoberto. Funcionou de 15 de Fevereiro de 2010 até hoje, 18 de Outubro de 2011. Neste período de um ano e oito meses, o “Na Esquina do Tempo” foi visitado em cerca de 65.000 vezes, num total de 120.000 visualizações. Arrancando timidamente, o blogue rapidamente passou a ter uma periodicidade diária de actualização, diversificando ainda mais os seus temas, tendo publicado um número recorde de pouco mais de 600 matérias e suscitado um número elevado de comentários, perto de 1.200.

 

No seu percurso, o "Na Esquina" foi  conquistando colaboradores que, com o seu espólio pessoal em fotos, memórias ou outros, vieram enriquecer a divulgação da cultura caboverdiana.

 

Foi parceiro fundamental nesta caminhada a minha mulher e bloger Maria Catela, que me incentivou a começar e que, ao longo deste percurso, discutiu ideias, reviu textos e apoiou em soluções técnicas. Sob o ponto de vista do design, o Sapo.CV, na pessoa da designer gráfica Teresa Alves, criou um layout personalizado e esteve sempre disponível a apoiar o blogue. Foi dela, também, a responsabilidade da grande divulgação feita a este espaço pela homepage do Sapo.CV, seguida pelo seu colega João Sá. Contudo, isso de pouco valeria se não houvesse um grupo de leitores activos e participativos. Um grande obrigado a todos!

 

... à Aventura de um Magazine Cultural

 

É chegada a hora de o “Na Esquina do Tempo” potencializar as suas conquistas e congregar todas as sinergias, transformando-se num “Magazine Cultural Online”, que é, como quem diz, numa publicação periódica diária, abordando temas dos mais diversos no âmbito da Cultura – da literatura à gastronomia, da história à música, do cinema à fotografia, da pintura às questões da língua materna – proporcionando reuniões informais de pessoas com interesses comuns para conversar, conviver e debater ideias.

 

O novel "Na Esquina do Tempo – Magazine Cultural Online", com um aspecto gráfico inovador, adequado aos novos propósitos, primará por uma edição mais cuidada dos seus textos. Para isso, o "Na Esquina" vai poder contar com a parceria de colaboradores dedicados e, sobretudo, com a fidelidade dos seus leitores.

 

Em complemento, o "Magazine Cultural" disponibilizará um espaço publicitário dedicado a empresas ou instituições-mecenas, que vierem a interessar-se por colaborar com este projecto.

 

Embarquemos juntos nesta aventura do "Na Esquina do Tempo – Magazine Cultural Online"!

 

Feliz Dia Nacional da Cultura!

– M. Brito-Semedo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

9 comentários

De Brito-Semedo a 18.10.2011 às 17:54

Caríssimo, Como pode imaginar, estou felicíssimo com o resultado ora apresentado e ciente das responsabilidades acrescidas e do trabalho que vou ter. Mas, cavalo que corre por gosto!...
Quero crer que é uma honra para a designer gráfica do Sapo, a Teresa Alves, e também para mim os dois destaques de hoje, numa data tão importante como o Dia Nacional da Cultura. Estou certo que os leitores também agradecem. um abraço!

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Wilson Candeias

    Caro Professor Brito SemedoCabo Verde precisa de p...

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

Powered by