Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As receitas do livro da jornalista Alexandra Borges e Luís Figo vão reverter inteiramente para o resgate das crianças do Gana.

 

A ideia surgiu no seguimento da angariação de fundos realizada após a reportagem da jornalista, “Infância Traficada – as crianças escravas do lago Votta”.

 

Depois da reportagem, a necessidade de Alexandra Borges de ajudar as crianças traficadas para trabalho escravo no lago Votta não permitiu que a jornalista ficasse parada. “Quando vinha no avião durante a viagem de regresso senti-me muito mal por ter deixado para trás muitas crianças em perigo no lago. Já tinha decidido que iria fazer qualquer coisa em Portugal para juntar dinheiro e ajudar ao seu resgate, só não sabia o quê”.

 

O convite da Bertrand para a criação de um livro sobre as suas reportagens foi assim transformado na escrita de uma história infantil. “Há muito tempo que andavam atrás de mim e quando voltaram a insistir disse-lhes que queria escrever um livro infantil e que o dinheiro iria para o Gana. Aceitaram logo”. O livro foi criado em parceria com Luís Figo, que “tem estas preocupações sociais e uma fundação que poderia ser muito boa para canalizar dinheiro sem impostos”.

 

Além do livro, outros projectos de solidariedade foram criados por voluntários que não quiseram ficar indiferentes à causa. A jornalista recebeu também donativos significativos, que ascendem a milhares de euros, de particulares. O dinheiro angariado vai ser utilizado na construção de um abrigo para as crianças resgatadas.

 

Alexandra Borges considera-se “uma sortuda” por realizar Grandes Reportagens que, na sua opinião, dão um conhecimento aprofundado sobre determinados temas. “Trabalhei 14 anos na informação diária e não há nada mais frustrante porque temos um conhecimento parcial e variado de tudo mas, na realidade, não sabemos de nada…”

 

O próximo trabalho da jornalista tem o nome previsto de “Correios da Droga” e vai versar sobre o transporte humano de cocaína no estômago (Fonte).

 

Filhos do Coração

A Adopção Explicada a Pais e Filhos

de Luís Figo, Alexandra Borges; ilustração de Ana Cardoso

Edição/reimpressão: 2007

Páginas: 40

Editor: Bertrand Editora

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

1 comentário

De João Sá a 07.11.2011 às 12:07

Uma iniciativa das que justificam por si e sem mais palavras um destaque na Rede do SAPO Cabo Verde, onde já está :)

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

  • Regiane

    Exelentes musicas . Me faz recordar o tempo do meu...

Powered by