Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O “Na Esquina” é, provavelmente, o único sítio onde se dá a conhecer a filatelia de Cabo Verde, prestando um serviço público reconhecido por leitores das mais distantes paragens. Por ser um lugar de partilha, de memórias e de estórias, conta também com um tag sobre o desporto. Ligando esses dois aspectos – selos e desporto – o Amigo Artur Mendes (Massamá, Sintra), “caboverdiano de coração e mondrongo de sangue”, mocim da Praça Nova dos idos de 40, “leonino” e “castilhano” e também filatelista, não vai de moda e oferece ao Editor deste Magazine Cultural Online um livro de histórias e um conjunto de selos do seu Sporting Clube de Portugal. E, “pelo sim pelo não… também uma série do Benfica e do Porto. Quanto mais não seja para fazer pirraça”, diz ele, rsss!!!

 

Esta prenda de Natal e de Ano Novo, enviado em boa hora e que muito me sensibilizou pela generosidade, veio com “um apelo aos Correios de Cabo Verde: editem uma série idêntica sobre os mais antigos clubes caboverdianos... Castilho à cabeça!”.

 

“Subornado” com esta referência ao nosso Castilho, abro com prazer esta nova rúbrica “Grandes Clubes de Futebol” com o Sporting à cabeça, seguindo-se o Benfica e o Porto. Pena mesmo é não haver igual material do Belenenses!

 

Daqui vai um rijo abraço, de castilhano para castilhano, para o amigo Artur Mendes com os votos de um Feliz 2012!

 

 
 
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

3 comentários

De amendes a 27.12.2011 às 12:09

... A história começa em Belas
Era uma vez... um grupo de jovens de Lisboa que passavam férias em Belas.Estamos em 1902, há mais de cem anos!
" Belas fica perto de Lisboa, mas na altura era ainda um lugar campestre e aprazível muito bom para descansar, ou "veranear".Os jovens de que vos falo eram instruídos, divertidos, pertenciam a "boas famílias, como se dizia, e já conheciam o foot-ball, modalidade que se praticava com regularidade em Inglaterra mais ainda não entrara em Portugal. Os irmãos Francisco e José Maria Gavazzo, com os amigos que se juntavam em Belas, formaram nas férias de 1902 um clube de foot-ball, expressao inglesa que depois se traduziu para futebol.
Assim nasceu o Sport Club de Belas. No dia 26 de Agosto de 1902, equipados com camisolas brancas e calções azuis, os jovens do Belas jogaram em Monserrate com uma equipa de Sintra e, imagine-se, na presença do Rei D.Carlos e da familia real..." O Belas ganhou por 3 -0 e recebeu um belo trofeu das mãos do Rei ( a 1ª Taça)...
Acabadas as férias, os jovens voltaram a Lisboa e assim se esfomou um sonho de Verão.
" Nasce o Sporting
" O sonho esfumou-se , mas não morreu. Dois anos depois, alguns dos jovens de Belas e outros amigos que costumavam juntar-se na Pastelaria Bijou, que ainda existe na AV da Liberdade, em Lisboa, teimaram nos seus ideais....
" E como eram da zona do Campo Grande fundaram em 1904 o Campo Grande Foot-Ball Club.
O Campo grande era muito diferente há cem anos. Ficava ainda fora de Lisboa, repleto de quintas, grandes espaços verdes e arborizados e algumas casas imponentes.O campo Grande Foot-Ball Club instalou-se num palacete que ainda existe  no começo da agora chamada Alameda das Linhas de Torres. Entre os Jovens fundadores logo se distinguiu José Holtreman Roquette, ou José Alvalade, que tinha apenas, imaginem 18 anos e então convenceu o avô, Alfredo Augusto das Neves Holtreman, o Visconde de Alvalade, adisponibilizar terrenos para  instalaçães desportivas.
..." Então, em 1906, José Gavazzo e outros desportistas decidiram abandonar o C.G.F Club.
José Alvalade foi um deles e, como era jovem decidido, não esteve com meias medidas: "Vou pedir ao meu avô e ele me dará dinheiro para fazer outro clube", anunciou. Dito e feito. O Visconde de Alvalade fez a vontade ao neto  favorito e assim naceu, em 14 de Abril de 1906, o Campo Grande Sporting Clube. O nome durou pouco. Em 1 de Julho de 1906 os fundadores decidiram que o clube passaria a chamar-se SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
Assim nasceu o Sporting. José Alvalade profetizou na ocasião:" Queremos que este seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa"
Não se enganou!
In "O meu primeiro Livro do Sporting"

Este é começo da nossa longa e gloriosa história... Quem tiver inveja... faça o mesmo com seu "anmalzinho" de estimação... o meu é o Rei-Leão!

Braça e muitas VITÓRIAS em 1912

Amendes

De zito azevedo a 27.12.2011 às 12:44


Muito bem, Artur: gostei da ideia e do gesto e, como "leão" daqui te saúdo, com amizade.
Zito Azevedo

De amendes a 27.12.2011 às 15:23

Obrigado, Caro Zito... Azevedo... insigne Leão que, como o seu homonimo José Azevedo, são ambos históricamente famosos:"Oucê" no excelente cozinhado do Arrozcatum.... e o outro como imbativel "cercador"!
 Muitas goleadas em 2012
amendes


 

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

  • Regiane

    Exelentes musicas . Me faz recordar o tempo do meu...

Powered by