Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

O Dia do Município é comemorando a 22 de Janeiro, data em que a ilha foi supostamente descoberta. Coincide com o dia da celebração de São Vicente, padroeiro da ilha.

 

“Encruzilhada obrigatória de barcos de todas as nacionalidades, a cidade de Mindelo tornou-se um ponto de encontro de marinheiros de todas as culturas, nos numerosos locais de lazer e de prazer que proliferavam na cidade. Ao longo dos tempos, Mindelo foi-se tornando um centro cultural importante onde o desenvolvimento artístico, nomeadamente a música, a intelectualidade e o desporto acompanham – à sua escala – os grandes centros culturais do mundo.

 

Pelo Liceu de Mindelo passaram várias gerações de escritores e pensadores cabo-verdianos, o que constitui motivo de orgulho dos mindelenses. Considerada desde há muito a "capital cultural" de Cabo Verde, a assembleia-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa – UCCLA elegeu Mindelo "Capital Lusófona da Cultura" em 2002/2003, sendo palco de diversos eventos, do teatro ao bailado, da pintura à música”.

 

'Monte-Cara', Poema de Homenagem por Nzé de Sant´y Águ

 

 
Nota: O Centro Histórido do Mindelo, "a Morada", acaba de ser elevado a Património Nacional. O anúncio foi feito hoje, dia 22 de Janeiro, pelo Ministro da Cultura. Conferir a notícia aqui (ASemana).
 
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

6 comentários

De Djack a 22.01.2012 às 14:33

"Esse é qué Mindelo, coraçom de Cabverd", dizia a morna e é verdade. Mas como se podia proteger um corpo se o coração estava desprotegido? Agora, com esta medida, as coisas certamente irão melhorar. Esperemos para ver.

Braça mindelense,
Djack

De Joaquim ALMEIDA (Morgadinho) a 24.01.2012 às 20:43

MINDELO ,nome bonito nome "sabe" ,nome gostoso .Esta cidade foi batisada deste nome que lhe vai mesmo ( sur mesure ) . Jà perguntei vàrias vezes através de diferentes pàginas electronicas e espero um dia, antes que eu morra , saber donde veio este nome desta bela cidade e qual foi o motivo da sua origem !.. A cidade do Mindêlo , as suas noites tao belas sobretudo quando a lua vem lhe fazer a sua visita iluminando-a dando-lhe um espectàculo ùnico ,convidando todos os mindelênses a assistir as belas serenatas ao som de violao e belas vozes tipicamente crioula cantando ( Nôte de Mindêlo ê sabe ê silenciosa ) De autoria do nosso grande e inesquecivel .. B. Leza !.. Oh tempo ,volta para tràs ??? Desejo de Um Criol na Frânça ; Morgadinho !..

De Brito-Semedo a 24.01.2012 às 23:30

Caro Amigo Morgadinho, Um "braça rije" de muita estima e apreço. Cá vai a resposta à sua pergunta sobre o nome da nossa cidade do Mindelo. O nome foi-lhe atribuído em homenagem ao “Desembarque do Mindelo”,  designação dada ao desembarque das tropas liberais a norte do Porto, em 8 de Julho de 1832, durante as Guerras Liberais, nome pela qual ficou conhecida a Guerra Civil Portuguesa (1828-1834). Para ler mais sobre o assunto, leia o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Desembarque_do_Mindelo
Fique bem!

De Joaquim ALMEIDA (Morgadinho) a 25.01.2012 às 10:50

Nao sou o ùnico a dizer que (nesta esquina ) viajamos em todos os tempos . Na sua caravela ,participamos como marinheiros,pesquizadores e também como passageiros porque estamos sempre aprendendo qualquer coisa .Gràças à ESQUINA DO TEMPO ,consegui a informaçao que hà muitos anos eu andava atràs dela à espera que alguém pudesse um dia me ajudar obter essa informaçao tao importante para mim " Um muito obrigado SEMEDO " com aquele abraço de cabo-verdianidade ,d'Um Criol na Frânça ;Morgadinho!.

De valdemar pereira a 22.01.2012 às 17:18


E se todos os caboverdeanos dessem a mão agora que foi dado o maravilhoso passo para se construir um Soncente melhor ?
Certo não recuperariamos o que foi vandalizado mas ganhariamos todos em todos os parâmetros porque a riqueza da Ilha é riqueza nacional.
Força !!!

De Denisia Dias a 23.01.2012 às 14:36

Sem duvida uma boa nomeação, mas é triste uma cidade cultural não ter um cinema, por!!!!!!!!!

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

  • Regiane

    Exelentes musicas . Me faz recordar o tempo do meu...

  • Livia Ramos Silva

    Meu tio irmao do meu pai tio Dino de monte. Saudad...

Powered by