Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sobrados da Ilha do Fogo em Selos (1)

Brito-Semedo, 14 Jul 10

 

Passados seis anos sobre a emissão destes selos, de autoria de Manuel S. L. Santos, 2004, apraz dizer que esses sobrados encontram-se em bom estado de conservação, sendo alguns deles aproveitados como residenciais para turistas.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

5 comentários

De Ernestina Santos a 25.07.2010 às 14:05

Um belíssimo trabalho! Os sobrados do Fogo são importantes no seu papel da história do Fogo. Tenho tido a sorte de acompanhar a sua evolução através de fotos colocadas pela minha amiga Amélia Sacramento Monterio, a quem vou enviar este link para ela ficar contente com esta homenagem em selos.

Acho que o sobrado dos Sacramento Monteiro é o primeiro à esquerda, mas na dúvida vou pedir-lhe para mo confirmar.

De Brito-Semedo a 25.07.2010 às 15:51

A sua Amiga Amélia Sacramento Monteiro é que nos poderia ajudar a identificar esses sobrados para ser acrescentado no blog! Penso que o 1.º o meu preferido, é o do Nhô Abílio Macedo. E os outros? Um abraço!

De Anónimo a 27.07.2010 às 16:01

Cheguei e entrei, gente de Fogo é atrevida. Olá
Adorei ver os sobrados da minha terra, akguns, colocados em selos postais, O primeiro sobrado do lado esquerdo pertenceu ao meu bisavô do João Monteiro de Macedo, a morte dele ficou pata o filho Abiliuo Monteiro de Macedo, tendo este deixado osobrado á filha solteira Ana Monteiro de Macedoe á morte dela aos sobrinhos. Foi vendido a um casal ele Dimarques e ela natural do Fogo, que o transformaram num belo Hotel, tendo mantido a traça exterior intacta e algumas mudanças no interior. Ficou um belo e moderno Hotel.
È sem duvida o mais bonito sobrado de São Filipe.
O Sobrado á esquerda, o único no Fogo com segundo andar pertenceu ao senhor Manuel Ferreira, e por morte deste ficou para a única filha D. Aurea Ferreira, hoje está nas mãos do neto do Manuel Ferreira, Hubaldo Ferreira Santos Vaz Bravo. Está em ruinas o que é uma pena e um perigo. Não há nada a fazer.
Em baixo do lado esquerdo temos o Sobrado que foi da Nha Mana nhô Lixo (não sei se o nhô Lixo era pai ou marido) foi vendido ao casal Irene Monteiro Silva e Isaac Anahory Silva, conheci o sobrado com estes donos, e depois venderam ao Senhor José dos Santos Baptista. Nhô lixo cujo verdadeiro nome é Luis Gomes Barbosa. Este sobrado é lindo tinha uma linda varanda corrida em madeira uma bela escadaria que nos levava ao 1º andar. Foi retirada a varanda corrida e fizerem uma varanda em cimento que "matou" o prédio. Este prédio é um dos mais bonitos do Fogo, aliás foi.

Depois temos o sobrado, neste momento já totalmente recuperado que foi construido por
João Vasconcelos Monteiro ( Sacramento Monteiro) foi conhecido sempre como ca nha Martina (ca =casa) a´morte do casal ficou para os filhos e deposi para os sobrinhos que o venderam a Drº Adelcia Barreto. Está lindamente recuperado e com a traça mantida.

Já publiquei no meu fotolog todos os sobrados do Fogo com pequenos apontamentos.
Se houver erros ortograficos a minha desculpa a vista está má, mantenhas Amelia Sacramento Monteiro 

De Brito-Semedo a 27.07.2010 às 18:40

Olá, É assim mesmo: amiga de amiga, amiga é! Sinta-se à vontade, o "Na Esquina" é sampadjudo de SanVicente e está habituado a gente desembaraçada, hihihi! Aceita um cafezinho de Dja'r Fogo?! Tome assento e vamos ao que interessa: "os sobrados que sobraram dos sobrados soçobrados, orgulho-ilusão que o tempo destroçou" (Teixeira de Sousa")!
Obrigado pelo historial desses sobrados. Cá ficam para os leitores interessados, mais a indicação do seu fotolog para se ver e ler sobre estes e outros sobrados do Fogo. Obrigado pela partilha!
Também sei que houve uma edição de postais dos sobrados mas não os consegui obter.
Um abraço, apareça e faça-se membro do Clube da Esquina!
Ah, o Pedro Monteiro Cardoso, seu patrício e parente (?!), escreve aqui as suas Crónicas "A Manduco..."!

De amelia sacramento Monteiro a 27.07.2010 às 16:17

Voltei, para pedir desculpas pelos erros ortograficos cometidos, a vista está pessima.

Tenho no meu fotolog www.fotolog.com (http://www.fotolog.com)/40_amelia

Todos os sobrados do Fogo e um pequeno comentário.
Sim o Sobrado de João Monteiro Macedo é conhecido como o qe Abilio Monteiro de Macedo.

No dia 2 de Fevereiro de 2008 publiquei no meu blog a foto deste sobrado. No dia 17 o do Sobrado de João do Sacramento Monteiro.

Em Outubro e Novembro de 2008 todos os sobrados do Fogo.

Se tiver um tempinho livre faça uma viagem pela cidade de São Filipe. Obrigada Amelia Sacramento Monteiro

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by