Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

'Carmen Souza', Tour de Lançamento

Brito-Semedo, 29 Fev 12

 

Pré-nomeada para os Grammy Awards em 2010, na categoria de melhor álbum de World Music contemporânea, e aclamada pela crítica nacional e internacional, Carmen Souza, cantora e compositora de origem cabo-verdiana, distingue-se pela forma única, apaixonante e expressiva como canta e pela audácia de combinar sonoridades tradicionais da música dessas ilhas atlânticas, com os tons experimentais do Jazz sempre com muita alma. Se há modernidade na música crioula, essa começa em Carmen Souza.

 

Considerada um dos talentos mais interessantes surgidos no âmbito da World Music nos últimos anos, Carmen Souza está a escrever uma outra direcção na história da música de Cabo Verde. O seu estilo, nunca explorado na música desse país, é tão próprio como convincente e suas raízes são tão evidentes como a sua vontade de criar uma linguagem nova sob a etiqueta "World Jazz".

 

Talentosa e incansável, Carmen Souza edita em Março de 2012 o CD London Acoustic Set, em duo com o baixista Theo Pas'cal, e que conta com ilustrações do pintor alemão Jürgen Born. O disco celebra de forma especial um ciclo de 10 anos de trabalho contínuo com Theo Pas'cal, seu mentor, amigo, produtor, companheiro de estrada e de composição musical, e revela um dos raros concertos em duo de Carmen Souza & Theo Pas’cal.

 

Este registo é verdadeiramente fiel ao que foi o nascimento de cada canção, colocando um foco sobre a voz de Carmen Souza e na assombrosa cumplicidade com o grande músico e compositor Theo Pas'cal, numa viagem onde ambos são capazes de criar a sua própria linguagem musical e forma de expressão. Este duo tira partido da liberdade e flexibilidade que esta formação reduzida oferece e exige.

 

Combinando a influência das suas raízes cabo-verdianas com uma outra paixão, o Jazz, este álbum inclui 12 novas interpretações ao vivo de canções incluídas anteriormente nos seus discos: Ess ê nha Cabo Verde (2005), Verdade (2008) e Protegid (2010). Para além do reportório original pode também encontrar-se versões de "Sous le ciel de Paris", imortalizado pela voz de Edith Piaf, "Sodade" e "Song for my father".

 

TOUR DE LANÇAMENTO DO DISCO LONDON ACOUSTIC SET

– Carmen Souza e Theo Pas’cal –

Carmen Souza: Voz e guitarra

Theo Pas’cal: Baixo, contrabaixo e percussão.

 

02 Março | Auditório da Escola Secundária, Santo André

03 Março | Auditório Fernando Lopes Graça, Almada

09 Março | Teatro do Bairro, Lisboa

10 Março | Cine-teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro, Alcobaça

 

 
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

  • Regiane

    Exelentes musicas . Me faz recordar o tempo do meu...

Powered by