Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

'Albert Nobbs'

Brito-Semedo, 23 Fev 12

 

 

Na Irlanda do século 19, uma mulher passa-se por homem durante 30 anos para conseguir trabalhar e sobreviver.

 

Albert Nobbs (Glenn Close) é uma mulher que vive como um homem, por forma a encontrar trabalho na conservadora sociedade irlandesa do século XIX. Depois de viver fazendo-se passar por um homem de trinta anos, Albert, trabalhando como um garçom de hotel, é conhecido pela sua extremosa dedicação ao trabalho, bem como pela sua personalidade introvertida. Albert foi poupando algum dinheiro com o objetivo de poder comprar uma loja para ela.

 

A firmeza com que Albert encara o trabalho é abalada pela chegada repentina de Hubert Page (Janet McTeer), um pintor contratado pela Sra. Baker (Pauline Collins), a proprietária do hotel. Albert fica chocado por saber que Hubert ficará no seu quarto, enquanto trabalhar no hotel. Na sua primeira noite, Hubert descobre o segredo de Albert, mas promete mantê-lo, para alívio deste. No dia seguinte, Hubert revela que ela também é uma mulher. Hubert deixa o hotel pouco depois, mas não sem antes revelar que ela tem uma esposa chamada Cathleen, uma costureira.

 

Enquanto isso, o recentemente desempregado Joe Mackins (Aaron Johnson) chega ao hotel para reparar a caldeira. Helen Dawes (Mia Wasikowska), empregada do hotel, enamora-se por ele, e eles rapidamente se tornam amantes. No entanto, a natureza controladora e o alcoolismo de Joe em breve se tornam evidentes.

 

Albert visita Hubert na sua casa e encontra Cathleen (Bronagh Gallagher). Albert conta a Hubert a sua história: Albert nasceu filha de uma prostituta e foi criada num convento, antes de ser expulsa após a morte da sua mãe. Uma noite, quando ela tinha 15 anos, ela foi brutalmente violada e espancada por um grupo de homens. Logo depois, ela encontrou um fato em segunda mão e, para encontrar trabalho e se sentir realizada pessoalmente, ela decidiu transformar-se num homem.

 

Acreditando que Helen seria a esposa ideal para gerir uma loja com ele, Albert pede a Helen para sair com ela. Helen recusa, mas Joe, acreditando que Albert lhe dará o dinheiro que poderia ajudar o casal a imigrar para os Estados Unidos, incentiva-la a aceitar. Helen concorda em ficar com Albert, que compra presentes caros a Helen para agradá-la. Helen sente-se desconfortável com Albert e o plano que Joe a obrigou a executar. Albert revela a Helen que quer comprar uma loja, embora Helen só quer deixar a Irlanda para ir viver para a América.

 

 

A febre tifóide começa a espalhar-se rapidamente por Dublin, e quando alguns funcionários ficam doentes, os clientes evitam o hotel, o que causa sérios problemas financeiros. Albert fica doente, mas logo recupera, e apesar de Helen não ter sido afetada pela doença, ela descobre que está grávida de Joe. A notícia assusta Joe, pois ele teme que se torne como o seu pai (que abusou Joe em criança). Albert vai para casa de Hubert e descobre que Cathleen morreu, o que deixou Hubert devastado. Em sua homenagem, Albert e Hubert vestem os vestidos feitos por Cathleen e saem juntos. Embora ambos se sintam extremamente desconfortáveis, por um breve momento, Albert sente-se livre e abraça a sua identidade antiga.

 

Mais tarde, Albert descobre que Helen está grávida e oferece-se para casar com ela. Helen recusa, acreditando que Albert não a ama, embora ele confirme o seu receio de que Joe vai abandoná-la, a ela e à criança, e irá para a América sozinho. Mais tarde, naquela noite, quando Joe e Helen brigam um com o outro, Albert intervém. Ele ataca fisicamente Joe quando este tenta ferir Helen num acesso de raiva; Joe lança Albert contra a parede, que bate com a cabeça, e morre pouco depois um acidente vascular cerebral.

 

A Sra. Baker descobre o esconderijo onde Albert guardava o dinheiro e usa-lo para revitalizar o hotel. Nos meses seguintes, Joe parte para a América e Helen, dá à luz um filho, Albert Joseph. A Sra. Baker contrata Hubert para pintar todo o hotel. Hubert encontra-se novamente com Helen, que não sabe o que fazer e revela que vai se separar do seu filho, abandonando-o na rua. Hubert olha para ela e diz: "Nós não podemos fazer isso agora, pois não?", dando a entender que ela vai cuidar de Helen no lugar de Albert (Fonte).

 

(Albert Nobbs, 2011)

Direção: Rodrigo García
Roteiro: Glenn Close, John Banville
Gênero: Drama

Origem: Irlanda/Reino Unido
Duração: 113 minutos
Tipo: Longa-metragem 

 

 
Nota: Este é o post n.º 800!
 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Luiz Silva

    Ariana: Conheci desde a infância a Cesaria, minha ...

  • Djack

    A primeira medalha faz-me muita "manha", porque nã...

  • Manuel Brito-Semedo

    Caro Zé Hopffer, Excelente! Terei isso em consider...

Powered by