Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

"Ruído do mar" esteve entre os 10 melhores filmes de curta-metragem seleccionados para o Óscar de 2012.

 

Co-realizado pela cineasta cabo-verdiana, Ana Fernandes, passou a uma primeira fase de selecção dos nomeados pela Academia.

 

Com o título inglês de "Roar of the Sea", e a participação de Mayra Andrade, conta a história de um jovem africano que se encontra ilegalmente na Europa. Na prisão ele rejeita comer, falar e renuncia declarar a sua identidade. O guarda que o observa, descobre uma miúda escondida no amuleto do seu colar.

 

Embora as realidades desses dois homens sejam diferentes, existe um ponto comum, algo  que os liga. O guarda resolve ajudar esse prisioneiro, correndo o risco de perder o seu trabalho. Mas ele não tem muito tempo, pois já não se pode parar a maquinaria da deportação.

 

A Niama Film é um a produtora Alemã com várias longas, curtas e trabalhos para televisão no seu curriculum.

 

Para além de "Ruído do Mar", será apresentado o filme “Golfo Popular” dos mesmos realizadores.

 

Na ilha de S. Vicente, Cabo Verde – África ocidental, existe um dos campos de Golfe mais interessante do mundo. Um campo sem relva, cada tacada é acompanhada por um redemoinho de terra. O “Green” é chamado aqui de “Black”.


Uns dos primeiros jogadores africanos de golfe – os rapazes do grupo dos “Lordes” – lutaram durante a época colonial para o direito dos africanos praticarem o golfe. Um desporto de elite, que só era praticado pelos portugueses e pelos ingleses, tornou em Cabo Verde – graças aos "Lordes" – um desporto de carácter popular. Trata-se de uma homenagem a Antero de Barros, Professor, primeiro presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano e Presidente da UCID, falecido em Lisboa no dia 31 de Outubro de 2011.

 

 

________________

Ana Rocha Fernandes, nasceu na Cidade da Praia, ilha de Santiago. Ela foi professora em Cabo Verde antes de fazer o curso de arquitectura na Alemanha, onde também se especializou na área de cinema e arquitectura de cinema na Academia de Ludwigsburg. Fernandes trabalha como autora, realizadora de cinema e dramaturga. Muitos dos seus filmes foram internacionalmente premiados em diversos festivais de cinema.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De Amendes a 03.05.2012 às 21:11

Quem estiver interessado em saber mais sobre factos históricos do desporto em cabo Verde ( golf em particular) visite:

Blog : -    Historia (S) do Sport ( brasileiro)

Http: historiadoesporte.wordpress.com

Lá fala do meu ( nosso) CASTILHO!
Saudações desportivas

De Brito-Semedo a 03.05.2012 às 21:40

Amigo, segui o seu conselho e fui ter ao post "Golfe e identidade nacional", que se pode ler na íntegra aqui - http://historiadoesporte.wordpress.com/2009/08/17/golfe-e-identidade-nacional/
Obrigado pela partilha!

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by