Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bau, O 'Virtuoso das Cordas'

Brito-Semedo, 30 Mai 12

 

Bau.jpeg

Rufino Almeida, Bau. Foto Valdemar Pereira
 
 
Na tranquilidade das ilhas, Bau tem concebido obras repletas de elegância e subtileza a que já habituou o seu público. O já considerado “virtuoso das cordas”, transpira a genuinidade das suas raízes em originais onde a pesquisa e a fusão de sons de outros continentes enriquecem os ritmos dos instrumentos de cordas por ele próprio construídos. (Fonte).

 

 
'Mazurka', in Ilha Azul, 2006

 

 
‘Raquel’, in Capeverdean Melancholy, 2002

 

 
'Luanda', in Inspiração, 1998

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

19 comentários

De valdemar pereira a 31.05.2012 às 13:08


A César o que é de César...
Bem gostaria de ser o autor da foto mas utilizei-a para uma homenagem ao grande músico que temos.
Ê certo que tive o prazer de o fotografar na sua única passagem por estes lados quando acompanhava a Cesária mas, se a da Cize saiu bem, a do Bau nem por isso.

Obrigado, Professor, pela lembrança e pela homenagem ao nosso patrício /P> Um abraço de mantenha com um
até breve
Valdemar

De Joaquim ALMEIDA (Morgadinho) a 01.06.2012 às 14:33

Filho do " peixe sabe nadar " ; ( BAU ) Rufino Almeida - nome de batismo -, filho de o Sr. Matias fabricador de violoes cavaquinho e afinador de pianos nos anos 50 , em que êle ia sempre afinar o piano do café Royal - rua de Lisboa - Mindêlo , onde por curiosidade eu assistia com toda atençao ao mesmo perguntando a mim mesmo , como é que aquele homem , sendo um grande artista - artisao , nao sabia tocar piano . O Senhor Matias era um homem sorridente , - como o BAU deresto - que o trouxe , ( na massa de sangue ), como grande artista, que tive e tenho, um imenso prazer em tocar com êle sempre que vou visitar a " nossa tirrinha " Sao Vicente de Cabo Verde !.
Caboverdianamente , um Criol na Frânça ; Morgadinho !..

De Joaquim ALMEIDA (Morgadinho) a 01.06.2012 às 18:52

Ao ter a vontade de estar presente , testemunhando com aminha amizade e consideraçao , em relaçao ao " BAU " , pessoa que conheço perfeitamente bem , como homem e sobretudo como artista , sem querer fiz ( um gafo ) , chamando o seu pai de Matias , quando se trata de .. Batista !.. As minhas desculpas !..

Morgadinho !..

De Susana Freire a 18.05.2014 às 21:15

Ando a procurar um Valdemar Pereira que foi meu professor de guitarra em Queluz há uns bons anos, infelizmente perdemos o contacto quando ele se mudou. Vim ter a esta página após uma pesquisa, poderá ser o mesmo Valdemar? :)

De Valdemar Pereira a 19.05.2014 às 05:37

Lamento, Susana, não ser o mesmo por duas razões. 1°) dar-lhe a satisfação de reencontrar o seu professor (belo gesto). 2°) por nunca ter levado a sério as lições de mùsica. Preferi o teatro ao qual me dediquei durante anos, como amador (representação e "mise en scène")
Espero que encontre o seu professor.
Boa sorte

De Francisco Anjos a 16.09.2014 às 15:58

Olá Susana. Viemos os dois parar aqui pelo mesmo motivo. Presumo que tenha sido aluna dele na Igreja de Monte Abraão. Eu agora dou lá aulas de guitarra e também fui aluno do Valdemar. Ele não se deixa apanhar facilmente. Se ainda vir este meu comentário diga-me porque eventualmente posso ajudá-la

De Susana Freire a 17.09.2014 às 10:01

Olá Francisco! Sim, seria óptimo :)
Que engraçado seres professor lá! Eu infelizmente nunca peguei muito mais na guitarra, ainda a tenho e muito de vez em quando toco as peças que o Valdemar me deu, mas resume-se a isso...

De Francisco Anjos a 17.09.2014 às 11:54

Viva. Não esperava que visses a minha resposta, já que o teu comentario aqui foi há uns meses. O meu email é francisco_anjos@sapo.pt. Envia-me uma mensagem que eu dou-te os contactos que tenho dele.

De Mic a 02.06.2012 às 15:04

Acredito que a foto é da autoria de Dominique Robelin.

De Suzana Abreu a 16.09.2014 às 19:35



Pois eu não tive ainda a alegria de conhecer Bau pessoalmente para lhe dizer o quanto aprecio a sua música (acho que nos cruzámos uma vez na rua de Lisboa mas eu nem cheguei a ter tempo de o abordar!) ... mas sempre que vou a S. Vicente, procuro CDs novos, já cá tenho alguns que costumam viajar comigo para onde fôr.   Todas as suas músicas são excelentes mas "Jaílza" é, talvez, a minha favorita. Quero mencionar de propósito "Raquel", que faz parte da banda sonora do filme "Habla con Ella",do grande realizador espanhol Pedro Almodovar , que meio mundo provavelmente viu e que arrecadou imensos prémios internacionais.  


Nunca é demais dar os devidos créditos ao Bau por esta grande criação... e não são poucos os que conhecem a melodia, gostam dela mas não imaginam de quem é.


http://youtu.be/lobMPZHeNgI


 Cumprimentos a todos


Suzana Abreu

De Rita Aprendendo Violão a 16.06.2015 às 21:45

Vim para ao seu Blog por acaso, mas foi dificil partir.
Adorei as musicas de "bau" que também não conhecia. Fiquei fã, guardei algumas nos favoritos para continuar ouvindo diariamente.
Obrigado!

De Julio a 13.12.2016 às 10:03

Nada melhor que poder desfrutar de belas paginas assimque nos trazem tranquilidade, conforto  e paz Que Deus te abençoe a Cada Dia!

De marcelo a 30.01.2017 às 22:25

Simplesmente fantástico,vou sempre querer ver,e me aprofundar no conhecido desse cara,realmente é inspirador.

De Roberto a 01.03.2017 às 17:36

Que maravilha! Ainda não tinha conhecido o trabalho de Bau, vou passar a acompanhar mais esse músico. Parabéns pelos artigo!

De Cleide a 06.03.2017 às 13:52

Gostei dos videos, bom saber de artigos quem possuem cultura e passa para outras pessoas.

De Lucas Aprendendo Violão a 09.03.2017 às 20:22

Gostei demais do seu blog, estou aprendendo a tocar violão e a cada dia estou mais fascinado com esse instrumento e aqui no seu site é como se estivéssemos em um lugar paradisíaco, é diferente de todos e único. Parabéns pelo trabalho. Abraços!!

De Brito-Semedo a 10.03.2017 às 16:07

Obrigado por se ter encostado nesta minha Esquina do Tempo e por ter gostado ;-). apareça sempre que puder. Abraço

De Rafael a 18.03.2017 às 11:13

Excelente música! Não é fácil encontrar conteúdos de tamanha qualidade.

Comentar post

Pág. 1/2

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by