Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Leituras Gastronómicas

Brito-Semedo, 23 Ago 10

Por mão amiga descobri o blogue Leituras Gastronómicas, onde estão disponibilizados vários títulos relativos à gastronomia e culinária, sinopses e algumas observações. Destaco aqui o blogue, colocando-o nos meus favoritos, e reproduzo, com a devida vénia, alguns desses títulos:

 

A Cozinha do Pensamento: Um Convite Para Compartilhar Uma Boa Mesa Com Filósofos

 

Nesta obra o que se procura desvendar, de maneira divertida, é o que os grandes filósofos da história da humanidade comiam, de que forma faziam suas refeições, como preparavam seus alimentos e como a gastronomia influenciou a sua filosofia. Redón baseia-se tanto na biografia de seus personagens reais como em seus escritos para imaginar a alimentação - em todos os seus aspectos, os hábitos, os condimentos, os pratos, as companhias - entremeando com algumas receitas.

 

A Sopa De Kafka: Uma História Completa Da Literatura Mundial Em 14 Receitas

 

Para quem já se perguntou como seria jantar na companhia de Franz Kafka, Jane Austen ou Raymond Chandler, esta é a chance de descobrir. A Sopa de Kafka é a história da literatura mundial em 14 receitas. O preparo dos pratos parodia o estilo de escritores da literatura universal e as divertidas ilustrações são também paródias inusitadas de Andy Warhol, Vincent van Gogh etc. Imperdível.

 

À Mesa Com Fernando Pessoa

 

Este livro trata-se de uma pesquisa de Luís Machado sobre a obra pessoana, à procura de referências a pratos e comidas. Da açorda aos bifes, carapaus, camarão, bacalhau, costeletas de porco, dobrada, enguias, favas, galos, ovos e saladas, sardinhas, figos, laranjas, melão, arroz-doce, chocolate, bolos, queijadas e outros.

 

 

 

Cora Coralina - Doceira e Poeta

 

Embora escrevesse desde menina, essa senhora só publicou seu primeiro livro pouco antes de completar 76 anos, depois de ter ficado viúva. O que ela fez então nesses anos todos, antes de encantar o público e a crítica com sua prosa e seus poemas? Criou quatro filhos e trabalhou muito enquanto poetou. Morou por 45 anos no interior e na capital de São Paulo, onde vendeu livros, teve uma loja de armarinhos e uma chácara de flores. Ao voltar para Goiás, tornou-se doceira, junto a um fogão à lenha.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De Alvaro Ludgero Andrade a 24.08.2010 às 15:04


Já me deixaste com água na boca. Por onde tens andado, na terra ou na matrópole? Mantenhas aos dois.

De Brito-Semedo a 24.08.2010 às 15:13

Caro ALA, Na Metrópole e no Alentejo, mas actualizando o blog sempre com a cabeça na terrinha!  Logo, logo, estarei aí! Isso de ter mulher portuguesa é no que dá, hihihi! Um abraço!

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Djack

    A primeira medalha faz-me muita "manha", porque nã...

  • Manuel Brito-Semedo

    Caro Zé Hopffer, Excelente! Terei isso em consider...

  • Anónimo

    Esqueci-me de me identificar no comentário anterio...

Powered by