Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

'Homenagem ao Mira Mar e ao Eden Park'

Brito-Semedo, 11 Jul 12

 

 
 
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

6 comentários

De ZITO AZEVEDO a 11.07.2012 às 19:02

Um "bem haja" à alma que se lembrou disto...Estes filmes, excepção feita ao B.Lee, foram como peregrinações anuais a que eu me permitiria acrescentar "Os Sete Magnificos"...De resto, "Shane" é hoje um ícone dos westerns, uma história enternecedora de amor e renuncia num mundo de violência gratuita e pusilânime...Foram filmes que estiveram ligados aos melhores anos da minha vida e da muitos outros mindelenses, "valuntários" saltadores de muro de cinema...Parabéns... Mil vezes parabéns !!!

De Joaquim ALMEIDA (Morgadinho) a 12.07.2012 às 10:02

Oh " Zito " ao ler o teu desabafo relembrando os teus bons tempos da tua juventude, ( na nôs terra Sao Cente ) nao pude resistir e relembrar também os meus ; até porque - como sabes - devo muito ao cinema Eden Park que tanto me ajudou na minha formaçao musical . Confesso que nao fui ( um dos saltadores de parede-de-cinema ) porque nisso eu nao tinha coragem , porém eu entrei vàrias vezes com bilhete folse, quando me faltava os " dez t' stons " no bolso, que era o preço dos bilhetes naquela naltura !.. Os meus agradecimenos ( a essa esquina ) que agradàvelmente nos faz ( viajar no tempo) e reviver de vez enquando aqueles bons momentos . que jà nao voltam mais .

Um Criol na Frânça ; Morgadinho !..



De ZITO AZEVEDO a 12.07.2012 às 10:46

Meu bom amigo, folgo em contactar contigo de novo...Eu também nunca saltei muro de cinema, era só basofaria...Bilhete falso, isso sim, tínhamos uma "oficina" em casa de Djô de Mari Roque e artistas como Noel Pinto e eu próprio...Até carimbo de data a gente fazia, com rolha de garrafa...Bons tempos, bons filmes e muito bons amigos como tu, que a gente não esquece e que muito admira. Um grande abraço, amigo, e que a vida continue a sorrir-te!
Zito Azevedo

De Joaquim ALMEIDA (Morgadinho) a 13.07.2012 às 21:25

Meu caro amigo " Zito " ; eu nao queria , ou melhor nao quiz falar ( da minha oficina de falsificaçoes de bilhetes ), com os meus socios , Natal de Nhô Antôn Batcha , Fum de nhâ Maninha de Cardoso e Rui de Tuda ; uma oficina bem montada em que os bilhetes préviamente preparados , esperando somente conhecer a cor do bilhete da semana !..O resto era cantiga d'menine de escola !..Mas nunca me esqueço a tua presença , a tua personalidade em apresentar o nosso conjunto , o conjunto musical Voz de Cabo Verde pela primeira vez em Cabo Verde no cinema Eden Park , que vem mesmo a preposito !.. Custa-me aceitar " Zito ", a ingratidao do povo de Cabo Verde , particularmente do povo Mindelense , abandonar aquele espaço cultural , o primeiro e o mais importante espaço cultural do nosso pais , que tanto artistas sairam dai formados , sem se falar - claro està - como cinema , porque cinema é cultura ao contràrio do que se pensava naquele tempo ,que cinema fosse vicio !..Aceito as tuas palavras de todo o coraçao , desejando-te também bons momentos , nesta terceira idade ,ou melhor nesta (maior idade ) que jà pertencemos os dois !. Votos sinceros do "velho" amlgo ; Morgadinho !..

De ZITO AZEVEDO a 13.07.2012 às 22:55

Obrigado, amigão...Devo dizer-te que apresentar a Voz de Cabo Verde no Eden-Park foi uma das maiores alegrias de toda a minha vida...Quando aos bilhetes de cinema contrafeitos, aínda bem que já se passaram mais de 65 anos e já não corremos o risco de ir parar com os ossos à cadeia...No que diz respeito ao espaço Eden-Park, só posso dizer o mesmo que Cristo, dos romanos: "Perdoai-lhes, Senhor, que não sabem o que fazem..."
Um abraço de muita saudade e enorme amizade.
Zito

De Djack a 13.07.2012 às 18:33

Pequenas gralhas no cartaz não estragam a qualidade da ideia da iniciativa que merece todos os elogios. Mas Eden não levava acento (palavra inglesa) e o cinema do senhor Tuta era o Park Miramar (neste segundo caso, não tenho a certeza absoluta, mas...).

Lembro alguns dos filmes que vi num e no outro cinema: "Alamo" (com John Wayne), "Cartouche" (com Jean Paul Belmondo) e "O Tesouro do Lago da Prata" (com Lex Barker). Dos filmes agora apresentados, só não vi o último. Quando ao "Aviso aos Navegantes", acho que o vi 2789 vezes, tal como todos os mindelenses. Não vi  o "Orfeu Negro" no Miramar, porque era para maiores de 18, nem "O Apartamento", pelo mesmo motivo.

Um abraço para os que tiveram a ideia e para o Esquina que a divulgou.
Djack (frequentador assíduo de ambos)

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Wilson Candeias

    Caro Professor Brito SemedoCabo Verde precisa de p...

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

Powered by