Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Morreu José Hermano Saraiva

Brito-Semedo, 20 Jul 12

 

José Hermano Saraiva

 

(Leiria, 3.Outubro.1919 - Setúbal, 20.Julho.2012)

 

 

José Hermano Saraiva, 93 anos, foi jurista, ministro da Educação e autor da História Concisa de Portugal, mas tornou-se conhecido do grande público como apresentador de programas televisivos de divulgação cultural.
 
O historiador foi agraciado este ano, nas celebrações dos 10 de junho, pelo Presidente da República Portuguesa, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
 
Em outubro de 2010, a Academia Portuguesa da História (APH) distinguiu José Hermano Saraiva como académico de mérito, salientando ser um "grande divulgador" da História de Portugal.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

1 comentário

De Djack a 20.07.2012 às 15:16

Morreu um notável sábio e um grande português, polémico, extremamente culto e com enorme capacidade de comunicação.

Pese embora ter sido ministro da Educação ao tempo da crise académica de 1969, é certo que podemos dizer que na balança da História a sua parte boa é muito superior à oposta. E mesmo nesse momento difícil, se tivesse sido outro, talvez o desfecho dessa crise tivesse sido bem pior.

Não o conheci pessoalmente mas fui aluno do irmão, António José Saraiva, nos primeiros anos da então "nova" Universidade Nova de Lisboa. Este era uma figura completamente oposta no pensamento e na maneira de comunicar, mas igualmente uma figura ímpar da cultura portuguesa.

Curvemo-nos ao historiador e ao português convicto e amante da sua Pátria como poucos.

Djack

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by