Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Na Esquina do Tempo – 1 Ano Depois

Brito-Semedo, 19 Out 12

 

"Na Esquina do Tempo" nada acontece por acaso. Há cuidado na escolha dos temas abordados e na maneira como se apresentam. Posts que trazem outros, realizados ou sugeridos pelos leitores que frequentam esta espécie de "tertúlia digital". E há a atenção dada às datas especiais. Por isso, o lançamento da Magazine Cultural Online, a que o blogue deu origem, aconteceu no Dia Nacional da Cultura, dia 18 de Outubro.

 

O blogue "Na Esquina do Tempo" era diferente. Enquanto a esmagadora maioria dos demais blogues "tendem a ser muito pessoais e opinativos, este é um blogue para cultura, muito eclético. Não apresenta, propriamente, uma opinião minha. As coisas não são ditas à toa, podem comprovar-se em termos de história, factos, etc. Faço isto com seriedade", contava o autor, Manuel Brito-Semedo, um par de semanas antes da "conversão " do blogue.


Ao longo do tempo, este espaço virtual voltado para as questões de memória, em particular de São Vicente - de onde o blogger é natural - foi-se transformando numa tertúlia e o autor passou a ter colaboradores que lhe enviam textos, fotos e afins, das mais diversas partes do mundo. Que confiaram no seu blogue como espaço de cultura e receptáculo de memórias.

Pelas suas características, há muito que o blogue do antropólogo, e professor universitário, já se parecia com uma Magazine. Tinha temas distribuídos por dias, divulgação de acontecimentos culturais, entre outros.

 

"Diariamente, já tenho determinadas rúbricas que eu preencho. Por exemplo, às segundas-feiras, procuro colocar poesia em língua di terra, em crioulo, um bocado para mostrar que a escrita literária é feita há muito tempo, independentemente do ALUPEC", mostrava o autor.

 

E o blogger também já incluía pois textos de autores convidados. São colocados, no blogue, "cronistas da praça, como Fátima Bettencourt. Há tempos pedi a Filinto Elísio para me autorizar a usar um texto dele, bem oportuno, sobre a água", revelou.

Esta mudança é, portanto, acima de tudo uma mudança na "arrumação" dos posts: é uma questão de layout, que foi pensado com o apoio da equipa do Sapo CV. Além disso, é uma forma de "potencializar as suas conquistas e congregar todas as sinergias", escreveu no lançamento da revista (disponível em http://brito-semedo.blogs.sapo.cv/).

 

Como referido, a mudança ocorreu no dia 18 de Outubro - dia de nascimento de Eugénio Tavares (e, por isso, a data escolhida para celebrar a Cultura Nacional). Manuel Brito-Semedo é especialista na vida e obra deste poeta multifacetado, figura de destaque na vida cultural, política e social cabo-verdiana. E como referiu no texto inaugural da Magazine, Eugénio que já era o patrono de outros projectos do blogger (e deste Dia), é-o agora também da revista.

 

O autor dá atenção às efemérides, não nega. E procura essencialmente "as datas de nascimento e não propriamente de morte".

 

Em termos de universo dos blogues cabo-verdianos, que já soma importantes blogues culturais, este não deixa de ser um precursor, na medida em que não há muitos blogues direccionados para os chamados "intelectuais". E ao transforma-se em magazine, "na Esquina do Tempo" dá mais um passo inovador e entra assim num outro tempo, numa outra fase.

 

19-10-2011, 12:31:09

Sara Almeida, Expresso das Ilhas, Redacção da Praia

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by