Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

 

"Orlando Ribeiro, Itinerâncias de um Geógrafo" comemora o centenário do nascimento de Orlando Ribeiro (Lisboa, 16.Fev.1911 — Sintra, 17.Nov.1997),transportando para o século XXI a memória deste geógrafo português e a sua obra de incontornável valor universal. Em forma de viagem, o documentário aborda a genial e vasta obra de Orlando Ribeiro, construída a partir de um grande amor pela Geografia Física e Humana.

 

A vida e a obra de Orlando Ribeiro são narradas na primeira pessoa, usando excertos de textos do próprio autor apoiados pelo depoimento de personalidades com que se cruzou durante a vida. O documentário por ser visto aqui.

 

Ficha Técnica

Título Original: ORLANDO RIBEIRO

Realização: Manuel Gomes e António Saraiva

Produção: B´lizzard – Criatividade, Comunicação e Serviços, Lda e Pedro Canavilhas

Autoria: Manuel Gomes e António Saraiva Duração: 1HORA minutos

 

NB - Os úlitmos 10 minutos do documentário são dedicados à erupção da ilha do Fogo de 12 de Junho de 1951.

_______

Orlando Ribeiro nasceu em Lisboa, em 1911, tendo falecido em Vale Lobos, Sintra, em 1997. Nome cimeiro da Geografia portuguesa e mundial. Os seus cadernos de campo são fantásticos com as deambulações pelo país, Continente e Ilhas, e por muitas terras da África Equatorial, Mediterrâneo, América Latina e Índia.

 

Ficou conhecido pelo “homem que veio para tapar o vulcão”.

 

A sua obra, percurso pessoal e profissional fascinam-me  e aqui deixo as suas palavras sobre o mar que tanto aprecio: “o mar é o mais poderoso factor de relações geográficas remotas. Caminho aberto para todos os lugares do mundo, nas suas cidades-portos o exótico cabe sempre entre o local. Mas ele marca também o fim da terra habitada: e quando se não vê ou adivinha uma fronteira próxima e as suas rotas andam desprezadas, pesa sobre os litorais um destino de isolamento e arcaísmo”. - Sónia Jardim

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

  • Regiane

    Exelentes musicas . Me faz recordar o tempo do meu...

Powered by