Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Esquina Muda-se para SonCent

Brito-Semedo, 20 Set 12

 

Sala de Desenhos do Antigo Liceu Gil Eanes, Foto Maria Catela, Mindelo, Set. 2012
Legenda (esq. para dir.): Brito-Semedo, Paulino Fortes, Reitor da Uni-CV, e Anacoreta Correia, Presidente do Observatório da Língua Portuguesa
 

Como podem imaginar, sendo eu “mnine de SonCent”, é com emoção e grande satisfação que regresso às minhas origens, depois de pouco mais de 35 anos, desejo esse que sempre acalentei.

 

Esta ilha do Monte Cara, pelas características da sua cidade e, sobretudo, do seu povo, exerce um fascínio muito grande sobre os seus filhos, que mantêm com ela uma relação de amor, profundo apego e exaltação. É assim que nenhuma outra ilha ou cidade de Cabo Verde é tão cantada, pintada ou objecto de escrita, ficção ou poesia, ou mesmo espaço de filme. É que esta ilha tem história e estórias, de que os sanvicentinos muito se orgulham.

 

Produções "Mantenhas" Fotos J. Baptista

 

Em 2006, depois de 12 anos a viver fora do País, voltei a Mindelo para fazer a apresentação da minha tese de doutoramento em livro. Nessa altura tinha a consciência de que estava a fechar um ciclo da minha vida, o da minha formação académica, iniciada em 1969, ao mesmo tempo que estava a abrir um outro, da docência no ensino superior. Seis anos depois, retorno para, de uma forma mais directa e no quadro da Universidade Pública, contribuir para o desenvolvimento social, académico e cultural desta ilha. Curiosamente, trabalharei nas antigas instalações do Liceu Gil Eanes onde sempre desejei estudar e não tive oportunidade. Como me disse certa vez em Oeiras o Escritor Teixeira de Sousa, “para aquele menino […], chegou longe!”.

 

A honra de servir a Universidade de Cabo Verde como Vice-Reitor, com a responsabilidade pelas áreas de Extensão Académica e Desenvolvimento Institucional, é um grande desafio, para a qual tudo farei por estar à altura.

 

Activar a Reitoria em S. Vicente é um sinal claro de uma nova estratégia que está a ser implementada paulatinamente, de há um ano a esta parte, na Universidade Pública.

 

Numa altura em que o tema da regionalização e o seu debate saltou para a agenda política, a Uni-CV adequa-se aos novos tempos e promove uma gestão de maior proximidade, bem como a valorização do Campus do Mindelo, que, estamos em crer, irá beneficiar o Ensino Superior em S. Vicente e, por extensão, as ilhas do norte.

 

Será minha responsabilidade, enquanto Vice-Reitor, coordenar a Extensão Académica da Universidade de Cabo Verde, entendendo esta como o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Investigação para a produção do saber universal, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e económico do País e viabilizar a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.

 

Desta forma, as acções de extensão irão envolver a comunidade interna (discentes, docentes e não docentes) e externa (a sociedade), desenvolvendo-se preferencialmente de forma interdisciplinar e ou multidisciplinar, em consonância com a missão e os objectivos da Uni-CV, sob a forma de Programa, Projecto, Evento, Curso, Prestação de Serviços e Publicação.

 

Para isso, será necessário fixar normas para as actividades de extensão académica da Universidade de Cabo Verde, pelo que me proponho submeter para aprovação, já em Novembro, o Regulamento da Extensão Académica, de modo a que, em Dezembro, se possa montar, com o envolvimento e a participação de todas as unidades orgânicas, um Programa para 2013, para ser implementado a partir do mês de Janeiro.

 

É igualmente meu propósito levar a efeito um estudo, no segundo semestre do ano lectivo, sobre a caracterização dos estudantes do Campus de S. Vicente.

 

Destaca-se ainda, pela importância que terá na projecção da imagem internacional da Uni-CV e para o turismo cultural em S. Vicente, a organização do XI Congresso da Associação Internacional dos Lusitanistas, o primeiro a ser realizado fora da Europa e das Américas, a acontecer na semana de 21-27 de Julho de 2014, e que irá movimentar a cidade do Mindelo com cerca de 400 participantes, de diferentes países.

 

Edifício do Antigo Liceu Gil Eanes

 

A terminar, duas notas breves e bem pessoais: (i) de reconhecimento e de agradecimento às duas mulheres que me criaram, Mãi Liza e Mãi Xanda, minha avó e minha mãe, e à minha mulher, Maria Emília, que me tem acompanhado e apoiado nestes últimos vinte anos e (ii) de coincidência, ou nem por isso, de, ao regressar às minhas raízes e ao local onde está enterrado o meu umbigo, a Chã de Cemitério!

 

- Manuel Brito-Semedo

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

16 comentários

De Jorge Martins a 20.09.2012 às 20:44

Um abraço de quem compreende a tua felicidade e te augura os maiores sucessos, porque o teu percurso fala por ti.


Felicidades e redobradas forças para levares ao teu bom porto, o Nosso Porto Grande, a mais valia da tua sabedoria e da tua postura enquanto Homem e Cidadão.


Um abraço da largura de port grande.


Mantenhas

De J. Sergio Fortes a 20.09.2012 às 21:27

Caro Prof. Dr. Brito-Semedo
Cumprimento-o efusivamente pelo novo desafio, à altura de sua qualificação, sonhos e espírito empreendedor. Disso só pode vir muita coisa boa. Parabéns!
Zé Fortes

 

De ZITO AZEVEDO a 20.09.2012 às 22:26

Acompanho-o na sua alegria pelo regresso às raízes e formulo votos pelo mais completo êxiito nas suas tarefas docentes...e não só!

De João Sá a 21.09.2012 às 05:20

Estimado,


Gosto de sentir o seu entusiasmo neste seu regresso às suas origens abraçando novo e merecido projecto, para o qual lhe desejo sucesso (que nem se questiona) e realização pessoal.


É com prazer que destaco merecidamente este post Na Rede na homepage do SAPO Cabo Verde.


João

De Joaquim ALMEIDA (Morgadinho) a 21.09.2012 às 06:28

Costuma-se dizer , ( um bom filho à casa torna ) tive um prazer imenso ao ler esta noticia .

Aquele abraço ;
Morgadinho ;

De Luiz Silva a 21.09.2012 às 06:47

As minhas felicitaçoes com votos de sucessos na tua nova função Um rijo abraço,

De Luísa Inocêncio a 21.09.2012 às 07:07

Felicito-te, meu irmão, pelas novas funções que irás desempenhar na Uni-CV/S. Vicente e auguro-te, os mais sucessos na concretização dos projetos que tens em mira.
Abraço.

De Vasco Cardoso a 21.09.2012 às 07:39

Caro amigo,
Como mnine de Chã de Cemitério, fiquei muito contente com a notícia. Na verdade, é motivo de grande satisfação em poder servir o povo da ilha. Soncent precisa dos seus filhos. É a nossa riqueza!
A responsabilidade é grande, visto que Soncent tem "história e estórias" como referiste, que tem dado o país inteiro um reconhecimento global.
Boa sorte!
Um abraço,
Vasco Cardoso.

De Edgard Silva a 21.09.2012 às 10:54

Parabéns para o meu amigo dr. Brito Semedo(Manecas) e muito obrigado por ter aceitado mais este desafio na nossa ilha. Tenho certeza que você alcançará os seus objetivos, visto ser um a pessoa inteligente, bem formada e acima de tudo homem de atitude. Voltei de lá nestes dias e no próximo nos encontraremos, se Deus quiser.
  Um braça pertode li de longe na Brasil.

De Forentino Cardoso a 21.09.2012 às 12:26

Caríssimo Sr. Prof Dr. Laléla,
De vez em quando temos "direito" a uma boa notícia. Bô ca crê levóme ma bô?
Felicidades e
Bráça pertód!
FC

Comentar post

Pág. 1/2

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by