Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

João de Deus Lopes da Silva

Brito-Semedo, 20 Out 12

 

João de Deus.jpeg

 

 

João de Deus Lopes da Silva nasceu em Caleijão, ilha de S. Nicolau, a 08 de Março de 1899.

 

Em 1915 junto com o pai no navio Puritano veio a S. Vicente onde ingressou na escola de Pilotagem a cargo do então capitão dos Portos, Comandante António Gomes B. Martins.

 

Em 1935, de sociedade com o seu amigo Júlio Almada, comprou em vila Real de Stº António o iate “Espadarte 3º” ao que deram nome de Ribeira Brava, que fazia a ligação S. Nicolau/S. Vicente.

 

Durante a fome de 40, este navio salvou a vida de muitos adultos e crianças trazidas de S. Nicolau e entregues a familiares e amigos para cuidar.

 

Em Lisboa, apoiou artistas e músicos de Cabo Verde e nos Açores foi portador e divulgador da cultura cabo-verdiana.

 

Faleceu em Lisboa, a 18 de Abril de 1969.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

1 comentário

De Joaquim ALMEIDA (Morgadinho) a 21.10.2012 às 07:51

Joao de Deus Lopes da Silva , mais conhecido por " Nhô Jonzinho Lopes " vàrias vezes viagei no seu navio Ribeira Brava de S. Nicolau / S. Vicente e devo dizer naquela época em que a fome instalou-se em Cabo Verde ,- nos anos 40 - fui uma daquelas criânças que deixaram a sua ilha natal , nao so para escapar à fome e poder continuar também os seus estudos . O Sr. Joaozinho Lopes e o Sr. Jùlio Almada , pessoas que eu conheci perfeitamente bem , nunca poderei esquecer aquilo que aqueles " dois saninculauenses " fizeram naquela época ajudando o povo de S. Nicolau . Apos os meus estudos como mùsico quiz o destino me reservasse uma outra oportunidade de encontrar o Sr.Joaozinho Lopes, desta vez em Lisboa em março de 1954 , juntamente com Pedro Alcântra "Tchuf " e Lela Preciosa na (Adega do Machado) no bairro alto divulgando a " nossa morna " . O Sr.Joaozinho morava na avenida D.Carlos, nao longe da assembleia nacional .
. Devo reconhecer que a " Esquina do Tempo " me fez voltar para tràs " daquele tempo" , relembrando os meus " maus ", mas também bons tempos que fazem parte da vida de uma criânça até chegar a ser homem . Um Criol na Frânça ; Morgadinho !..

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Manuel Brito-Semedo

    Caro Zé Hopffer, Excelente! Terei isso em consider...

  • Anónimo

    Esqueci-me de me identificar no comentário anterio...

  • Anónimo

    Meu caro, seria interessante incluir o texto de Ar...

Powered by