Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rito Alcântara

Brito-Semedo, 11 Nov 12

 

Rito Alcântara nasceu em S.Vicente, a 07 de Julho de 1921 e em 1929 emigrou para o Senegal (Dakar) na companhia dos pais.

 

Ali fez os seus estudos primários e secundários e depois foi para Montpellier-França fazer os estudos universitários em Farmácia.

 

De regresso a Dakar integrou várias estruturas desportivas senegaleses (ligue de Foot-Ball D´AOF, C.O.S, C.A.F) tendo sido depois convidado para integrar a FIFA, onde chegou a receber o título de “Membre D´Honneur”.

 

Logo após a independência de Cabo Verde, o seu papel dentro da FIFA foi fundamental para que o nosso país pudesse começar a participar em competições internacionais de futebol.

 

Faleceu em Dakar a 09 de Fevereiro de 2003.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De Valdemar Pereira a 11.11.2012 às 18:11

Convivi mais com o irmão mais velho, Antônio,  com quem ainda trabalhei quando foi Cônsul Honoràrio de Portugal em Dakar, mas encontrava-o sempre com esse cidadão do Mundo.
Rito foi Presidente de club de futebol, Tesoureiro da Federação e, mais tarde (por vàrios mandatos), Vice-Presidente da FIFA no tempo de João Havelange. Tendo aceite o convite do Presidente Senghor para criar a Cruz Vermelha Senegalesa, deixou as funções na FIFA. Foi também Cônsul Honoràrio do Haiti e tinha vàrias condecorações.

De Brito-Semedo a 11.11.2012 às 18:17

Caro Amigo, Em suma, um cabo-verdiano de mão cheia e um grande desportista! Daí esta singela homenagem neste Dia do Desporto Cabo-verdiano, que tem como palco central, nôs SonCent. Braça e fique atento e encostado à Esquina :-)

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

  • Regiane

    Exelentes musicas . Me faz recordar o tempo do meu...

Powered by