Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Eduardo Fula, Desportista Completo

Brito-Semedo, 16 Nov 12

 

Eduardo Manuel Andrade nasceu em S. Vicente a 30 de Março de 1919, ano da fundação do Clube Sportivo Mindelense, o seu Clube de sempre.

 

Iniciou a sua carreira futebolística na equipa dos infantis, aos dez anos, e aos desazeis entrou para equipa de Honra para substituir o grande desportista João Silveira (João Doía). O Clube Sportivo Mindelense foi a única equipa oficial pela qual jogou de 1929 até 1954, ano em  que ganhou o Campeonato de S. Vicente sem ter perdido nenhum ponto e foi vencedor do campeonato de Cabo Verde contra a grande equipa dos Travadores da Praia. Nesse jogo marcou um golo que fez os Sanvincentinos presentes no Estádio da Fontinha entrar em festa. Esse campeonato entrou para a história desportiva do Mindelense e da sua antecipada despedida na qualidade de jogador de futebol.

 

Depois de deixar de jogar o futebol passou a orientar,  durante alguns anos, a equipa de Futebol do Mindelense. Campeão várias vezes pela equipa do Mindelense em S. Vicente e Cabo Verde. Jogador da  Selecção  de  futebol  de S. Vicente nos  jogos na Guiné-Bissau e Gâmbia. Fez parte da equipa técnica da Selecção Nacional de Futebol Cabo Verde dirigida pelo então Treinador Dú Fialho no Torneio da Zona 2 (Taça Amílcar Cabral), prova realizada no Mali.

 

 

Eduardo Fula é sócio-fundador do Clube de Golfe de S. Vicente,  tendo  várias  vezes  representado  a Selecção  do  clube  nos  jogos contra  equipas  Portuguesa,  navios  de  guerra  Ingleses  e Americanos  saindo  sempre vencedora  a  equipa  do Clube Golfe de S.Vicente.  Campeão várias vezes em S.Vicente e Capitão de Golfe vários anos. Primeiro  Campeão Nacional de Golfe prova disputa na Cidade da Praia entre as equipas de S.Vicente, Praia e Sal. Jogou o  Golfe  de  carácter  particular  em Portugal, França e Estados Unidos de América.

 

Foi jogador de Cricket em S. Vicente pelo Mindelense, Lord Golfe Club de S. Vicente, Fábrica Favorita, Selecção da  Associação Desportiva de Barlavento e do Mindelcricket destacando como craque nesta modalidade. Representou o Mindelense no primeiro e único campeonato de Cricket de S. Vicente organizado pela Associação Desportiva Barlavento, dirigida pelo saudoso dirigente Joaquim Ribeiro, saindo vencedora a equipa do Mindelense, tendo participado nesta competição as equipas de Académica do Mindelo, Castilho e Amarante. Actualmente faz parte da Comissão Técnica de relançamento do Cricket em Cabo Verde sendo o principal Treinador de Cricket na escola de formação em S. Vicente. Ensinou várias gerações de cabo-verdianos, portugueses e ingleses residentes na prática do Golfe e do Cricket em Cabo Verde. Destacou-se em Cabo Verde como um dos grandes jogadores de Futebol, Cricket e Golfe.

 

Eduardo Fula foi dirigente da Associação Desportiva de Barlavento, Delegação da Federação Cabo-verdiana de Futebol em S.Vicente e do Clube de Golfe de S.Vicente.

 

Foi homenageado pelo Clube de Golfe de S. Vicente, Clube de Golfe e Ténis da Praia e pelo Clube Sportivo Mindelense, e Câmara Municipal de S. Vicente. É Sócio-Honorário do Clube Sportivo Mindelense e foi galardoado com a Medalha de Primeiro Grau de Mérito pelo Governo da República de Cabo Verde pelo o seu contributo para o desenvolvimento do desporto cabo-verdiano e para sua projecção além fronteiras, no ano em que se comemorou o Trigésimo Aniversário da Independência Nacional e condecorado pelo Presidente da  República de Cabo Verde com  a Primeira Classe da Medalha de  Mérito, em reconhecimento pelo seu excepcional desempenho desportivo, contribuindo, dessa forma, para o fortelecimento da harmonia e coesão nacionais.

 

Texto e Fotos de Antero Fortes Andrade

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by