Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Adérito Sena

Brito-Semedo, 29 Dez 12

 

Sena.jpeg

 

 

Adérito Carvalho de Sena nasceu em S. Vicente a 12 de Junho de 1905.

 

Considerado o maior desportista cabo-verdiano de todos os tempos, Aderito Sena era, na realidade, um predestinado para o desporto.

 

Praticante de várias modalidades (futebol, cricket, golf, ténis e atletismo) foi, contudo, no futebol que ele mais se distinguiu. De guarda-redes a avançado-centro, em qualquer das posições monstra-se o melhor. Jogou sempre no seu Mindelense, até arrumar as botas, quando contava 50 anos de idade. Aos 32 rumou para Portugal para jogar no Boavista, permanecendo por essas paragens por um período de 4 anos. Regressou a S. Vicente para ocupar o cargo de jogador-treinador do Mindelense, empregando toda a experiência e conhecimentos adquiridos no Boavista na formação de jovens praticantes do futebol.

 

Adérito Sena viria a falecer em Portugal, em Janeiro de 1970, aos 64 anos de idade.

 

Em 1992 a Câmara Municipal de S. Vicente baptizou o ex-campo da Fontinha com o nome de “Estádio Municipal de Adérito Sena".

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

1 comentário

De Adriano Miranda Lima a 30.12.2012 às 13:05

Grande atleta mindelense ! Por mais que alguns o neguem ou minimizem, é no Mindelo  que nasceram e frutificaram a cultura e o desporto cabo-verdianos.  Diria até que é onde estão as raízes da nossa história contemporânea. Ignorar ou rejeitar essa realidade é um crime de lesa história, que amolga irremediavelmente a consciência dos que quiseram (ou querem) retirar à ilha de S. Vicente o lugar a um tempo simbólico e cimeiro a que tem direito na edificação e representatividade do Estado.

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

  • Regiane

    Exelentes musicas . Me faz recordar o tempo do meu...

Powered by