Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tchuff

Brito-Semedo, 11 Jan 13

 

 

Pedro Alcântara Silva Ramos, mais conhecidos por Tchuff, nasceu a 19 de Outubro de 1913.

 

Todos se lembram, com infindas saudades, das noites calmas de luar em que com o seu violão ao peito a sua voz potente e melodiosa se fazia ouvir por toda a cidade, acompanhado dos seus amigos e admiradores que integravam o conjunto musical.

 

Tchuff foi uma figura típica mindelense, um homem admirado e um verdadeiro amigo.

 

Em todos os momentos de festa era sempre convidado, desde a mais humilde até à do palácio onde variadíssimas vezes, na presença de delegações estrangeiras, a sua voz era admirada e aplaudida.

 

Não era conhecido só em Cabo Verde. Em Lisboa também deixou fama aquando das grandiosas comemorações em que, em 1940, a convite do Governo Português, actuou muitas vezes num conjunto musical cabo-verdiano chefiado pelo saudoso B.Léza.

 

Faleceu nesta cidade a 11 de Março de 1982.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De zito azevedo a 12.01.2013 às 10:49

Tchuff é figura destacada do meu álbum de recordações...Era um homem grande, de voz potente e mãos volumosas que arrancavam do seu violão acodes profundos e bem definidos, melodiosos mau grado o vigor...Homem pacífico e amigo, tenho, de sua autoria, um livrinho em metade de um caderno de papel almaço em que, há mão, Tchuff desenha a posição dos dedos para produzir as diferentes notas de um violão de seis cordas...Custava 5 escudos cada livrino, onde meu filho acabou por aprender as posições fundamentais para tocar violão...Tchuff era, para além de artista, uma pessoa com quem era extremamente agradável conviver...Que Deus o tenha!

De zito azevedo a 12.01.2013 às 10:50

Claro que é À MÃO...Desculpem!

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by