Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

'Casablanca'

Brito-Semedo, 1 Out 10

Respondendo ao repto lançado, o “Na Esquina do Tempo” recebeu a indicação de um site brasileiro, 70 anos de Cinema, que, “ao contrário da grande maioria dos sites sobre a Sétima Arte, cujas construção e manutenção são realizadas por uma equipe de profissionais”, onde estão todos os Filmes Eden Park. Entretanto, segue o nosso filme de eleição para este fim-de-semana.

 

 

Casablanca é um clássico filme estado-unidense de 1942, do género drama romântico, dirigido por Michael Curtiz. O roteiro é baseado na peça teatral de Murray Burnett e Joan Alison. É considerado por muitos como um dos melhores filmes de todos os tempos.

 

Conta a saga daqueles que tentavam fugir da Europa, ocupada pelos nazistas, para os Estados Unidos.

 

A cidade de Casablanca, então localizada no Marrocos governado pela França de Vichy, era o penúltimo ponto na rota à América. Os refugiados que ali residiam necessitavam de um visto (Letter of transit) para Portugal, e apenas em Lisboa embarcariam em um navio para o Novo Mundo. E um dos locais de encontro era o bar Rick´s. Seu dono, Rick Blaine, é um homem que tenta não se envolver com a política, pois seu estabelecimento é frequentado por todos os tipos de clientes, como nazistas, aliados e ladrões, entre outros. Rick também é amigo do corrupto Capitão Renault.

 

Um dia um major alemão vai a Casablanca em busca de um ladrão que havia roubado duas letter of transit. O casal que necessitava destes documentos para sua fuga à América era Ilsa Lund e Victor Lazlo, importante líder da resistência tcheca.

 

Rick e Ilsa se encontram e relembram o passado que tiveram juntos. Na tela, a música imortal deste relacionamento (As time goes by) é interpretada por Sam.

 

 

Elenco

 

Humphrey Bogart .... Richard Blane 

Ingrid Bergman .... Ilsa Lund Laszlo 

Paul Henreid .... Victor Laszlo 

Claude Rains .... capitão Louis Renault 

Conrad Veidt .... major Heinrich Strasser 

Sydney Greenstreet .... Senor Ferrari 

Peter Lorre .... Ugarte 

Madeleine LeBeau .... Yvonne 

Dooley Wilson .... Sam

 

Principais prémios e indicações

 

Óscar 1943 (EUA)

Venceu na categoria de melhor filme, melhor director e melhor roteiro. Indicado nas categorias de melhor actor (Humphrey Bogart), melhor actor coadjuvante (Claude Rains), melhor fotografia, melhor edição e melhor trilha sonora - comédia/musical.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De Ernestina Santos a 04.10.2010 às 22:34

Ainda há três semanas tive a sorte de rever o filme num dos canais da TV portuguesa.

É um filme que nos enche as medidas, começando pelo dramatismo da história da invasão nazi dos países europeus, onde o momento da ocupação de Paris ocupa um papel relevante no enredo amoroso, e terminando na celebração da heroicidade dos resistentes à teoria desumana de Hitler.

Play it é a frase-chave que nos salta logo à memória quando ouvimos o tema musical  do filme, que nunca mais esqueceremos enquanto formos vivos!

Obrigada pelo belo momento de recordação!
http://www.youtube.com/watch?v=Wo2Lof_5dy4

De Brito-Semedo a 05.10.2010 às 10:13

Nem mesmo a propósito (já tinha anunciado os Filmes Eden Park e postado o primeiro, "E tudo o Vento Levou"), estava eu em Portugal quando a RTP 2 passou o filme. Vi este clássico do cinema com outros olhos, pensando estar de novo em S. Vicente no Eden Parque ou no Parque Mira-Mar ! Valeu e fico feliz por o "Na Esquina" ter contribuído para esse momento de recordação e memória!

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by