Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

D. Bibi Lopes

Brito-Semedo, 20 Fev 13

 

D. Bibi.jpeg

 

 

Maria Damiana Soares Medina, de seu nome próprio, nasceu na ilha de Santo Antão a 23 de Fevereiro de 1895, no seio de uma distinta família daquela ilha.

 

Desde muito nova que aprendeu piano, especializando-se nessa área onde era uma exímia executante.

 

Durante dezenas de anos Dona Bibi ensinou piano a várias gerações de mindelenses, nomeadamente meninas.

 

Senhora de distintos dotes e esmerada educação, soube sempre cativar a todos com quem privava, o que lhe granjeou os maiores encómios de toda a população mindelense.

 

Veio a falecer em S. Vicente a 18 de Outubro de 1987.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

9 comentários

De ZITO AZEVEDO a 21.02.2013 às 12:45

Lembro-me bem desta distinta senhora, um bálsamo para os nossos olhos e para os nossos ouvidos...

De Joaquim ALMEIDA a 22.02.2013 às 07:31

Creio que jà sao poucos - ainda neste mundo - a lembrar da  D. Bibi Lopes ; os irmaos  " Djosa " Marques e  o Antoninho Marques frequentaram as aulas da dona Bibi , embora tenha sido por pouco tempo . Eles obtaram por o estilo de djazz , tendo em conta a influência dos filmes musicais americano ,  que o Eden Park recebia naquela época e que se adabtava perfeitamente ao gosto dos saovicentinos . As aulas da dona Bibi , era mais para o clàsssico .
Morgadinho ;

De Valdemar Pereira a 21.02.2013 às 16:22

Da casa onde morava via o movimento das alunas que entravam e saiam e cheguei a deliciar-me com o virtuosismo de uma das suas alunas que veio a ser freira.
Acho uma pena a falta de comentàrios vindos de seus familires que estão espalhados por este mundo fora.

De Anónimo a 02.03.2013 às 18:38

Foi com grande surpresa que vi , aqui , a minha querida tia Bibi (minha tia avó) de quem gostávamos bastante porque , ela também gostava muito de todos os sobrinhos. Eu e as minhas irmãs (filhas de Djosa Marques) também fomos aprender tocar piano com a tia Bibi  , mas tínhamos que copiar o livro da teoria musical  para estudarmos em casa, assim como as músicas que íamos aprender a tocar. 
Não era tempo de fotocópias!!! Gostava muito do solfejo.

Às vezes eu ia logo depois do almoço dar a lição de piano porque a apanhava a dormitar e pensava eu que assim despachava-me depressa para vir brincar. Pois é , quando tocava mal alguma nota, a minha tia Bibi dizia-me lá do quarto: Si bemol, si bemol,  volta a tocar tudo do princípio!! E eu respondia-lhe, "Adé ti Bibi, não estavas a dormir??? Como é que ouviste?"

Belinha Marques

De Anónimo a 04.03.2013 às 00:35

Como sobrinho da minha saudosa tia Bibi nao podia deixar fugir esta oportunidade de levantar a sua memoria.
 Bastante novo fui de Santo Antao para o Liceu Gil Eanes sendo a tia Bibi uma das minhas conselheiras a pedido do meu pai irmao dela, que alem de me ensinar a cumprir as regras de estudante me leccionou as disciplinas de frances e portugues por algum tempo. Foi bastante amiga de toda a familia e respeitada pelas pessoas com quem se relacionava no meio mindelense.
A tia Bibi frequentou naquele tempo em Lisboa uma das escolas de musica. Depois da sua formatura regressou a C.Verde/Santo Antao onde lhe esperava um piano importado pelo meu avo. Segundo me foi dito pelo  Sr. Jorge Monteiro (Jorge Cornetim), foi ele quem fez a afinacao desse piano para que a tia Bibi pudesse mostrar as suas qualidades de pianista,que foi ouvida por todos na antiga Vila da Ribeira Grande.

Antonio Medina
Boston/USA

De Maria Helena Ribeiro Pinto e Neto a 04.03.2013 às 07:34


Recordo com saudade a D. Bibi, amiga dos meus Pais e que foi minha professora de piano. Eu era muito pequena, mas lembro-me bem dela.
Ainda bem que o Brito Semedo trouxe à nossa memória uma Senhora que era muito estimada por toda a população mindelense!

De Fernanda Brito a 02.04.2013 às 15:14


A minha saudosa tia Maria Damiana Medina Lopes, mais conhecida por Bibi Lopes.
Era irmã do meu pai Pedro Hexandrino Medina. Era muito estimada e respeitada por toda a gente, quer no meio familiar quer no meio em que vivia. Tenho belas recordações desta tia. Frequentou em Lisboa o estudo de piano e depois de regressar a Cabo Verde, dedicou a sua vida à musica, como professora de piano de varias gerações em S.Vicente,Cabo Verde. Nasceu na vila da Ribeira Grande, Santo Antão, Cabo Verde, em 23 de Fevereiro de 1895 e faleceu em São Vicente a 18 de Outubro de 1987.
Maria Fernando Da Silva Medina de Brito
Carcavelos - Portugal

De FILOMENA Medina a 02.07.2013 às 18:05

Foi uma surpresa para mim ver a minha tia avo. Pois ela gostava muito dos sobrnhos . Sou filha do sobrinho Joao Medina que e filho do irmao da tia Bibi,Pedro Alexandrino Medina. A minha tia me ensinava,frances , Ingles e piano. Nao aprendi pois nao gostava de  piano.Como a minha prima Belinha Marques disse ela dormia enquanto solfejavamos mas ela ouvia os erros todos. Eu aprendi muito com minha tia da qual eu gostava imenso. Muito educada e sabia falar com as pessoas. Tambem meu pai viveu com ela quando estudava no liceu.
  S. Vicente Cabo Verde
  2 de Julho 2013

De Paulo a 15.01.2014 às 09:17


A D. Bibi foi minha professora (e da minha irmã Kitty) de piano, em Mindelo no início da década de 70 do século passado...

Como me lembro com saudades, as aulas de solfejo, o smpreterno Czerni e o seu piano vertical a debitar escalas sem fim... tempos que já lá vão, mas que deixam marcas...

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

  • Regiane

    Exelentes musicas . Me faz recordar o tempo do meu...

Powered by