Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

Cize.jpeg

 


O álbum de inéditos de Cesária Évora, “Mãe Carinhosa”, com 13 faixas gravadas entre 1997 (Cabo Verde) e 2006 (Rogamar), é lançado mundialmente hoje, dia 3 de Março.

 

Os treze temas do disco são: Sentimento, Tchon de França, Mãe Carinhosa, Dor di Sodade, Talvez, Dos Palavras, Essencia d’Vida, Quem tem Ódio, Cabo-Verdianos de Angola, Emigue Ingrote, Esperança, Cmê Catchorr e Nos Cabo Verde.

 

Muitos dos temas que Djô da Silva escolheu para o álbum são dos veteranos B.Leza (as mornas “Dor di Sodade” e “Talvez”), Manuel de Novas (“Cmê Catchôrr”), Epifânia Évora (Tututa, com o tema de abertura do álbum - “Sentimento”,), Gregório Gonçalves e Frank Cavaquinho. E ainda a nova geração de músicos cabo-verdianos que foi cantados por Cesária: Teófilo Chantre, com o tema “Mãe Carinhosa”, Jon Luz com “Emigue Ingrote”, Nando da Cruz com “Esperança” e “Tchon de França”. A diva também se encantava com letras cáusticas, como a de “Quen Tem Ódio”, ajuste de contas entre dois grupos de carnaval no Mindelo dos anos 60.

 

Fonte: Blog Cesária Évora

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De Djack a 04.03.2013 às 19:09

Antes dos Tubarõe (Azuis, claro...), Cabo Verde para o Mundo foi ela...
Claro que será mais um CD a juntar à colecção quase completa dos da diva que há aqui em casa.

Mais não é preciso dizer...
Djack

De Valdemar Pereira a 04.03.2013 às 20:37

Muito importante o que diz o Amigo Djack. Sem querer menosprezar o que briosamente fizeram os nossos "tubarunzins" (que não comem tainhas mas engolem camarões), não podemos esquecer a Diva-de-Pés-Descalços. Tive a sorte de ver a reacção dos franceses em algumas actuações da Cesària neste Pais e, se não acreditasse na nossa mùsica, tomaria uma lição. Nas não sou daqueles que não classificam a morna como cabo-verdeana.
Não é amanhã que os gauleses esquecerão a Cize.

 

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

  • Regiane

    Exelentes musicas . Me faz recordar o tempo do meu...

Powered by