Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filinto Jóia Martins

Brito-Semedo, 2 Mar 13

 

Filinto Martins.jpeg

 

 

Nasceu a 27 de Janeiro de 1926 em S. Vicente.

 

Iniciou a sua vida comercial desde pequeno na sociedade Luso-Africana, Lda., vindo a tornar-se seu Gerente aos 33 anos de idade. A sua vida é bastante ligada à actividade comercial da cidade do Mindelo, tendo sido presidente da Associação Comercial durante vários anos. Ajudou quantos podia e era um empresário respeitado no meio mindelense.

 

Desempenhou o cargo de vogal da Câmara Municipal de S. Vicente, de presidente da Rádio Clube de Mindelo e um dos promotores na criação da Associação Amigos da Natureza.

 

Exerceu o cargo de Cônsul-Honorário da Holanda de Março de 1980 atéà data do seu falecimento em 13 de Outubro de 1989.

  

Autoria e outros dados (tags, etc)

3 comentários

De ZITO AZEVEDO a 02.03.2013 às 18:35

Velho e saudoso amigo...Filinto, era uma "jóia" de pessoa...amigo de seu amigo, comerciante astuto mas leal, companheiro de boa conversa, de bom trato, daquelas pessoas com quem dava prazer dividir as nossas horas...Tinha um sorriso contagiante, uma elegância natural e nunca lhe conheci um inimigo. Deixou um doloroso vazio entre a Rua de Senador e a Rua de Lisboa...

De Djack a 02.03.2013 às 20:39

De uma das nossas "Crónicas do Norte Atlântico", intitulada "CRISE DE TRABALHO E MANTIMENTOS EM CABO VERDE: uma polémica em 1948"

(...) E também o sinal de alguma desunião, pois na contra-corrente do sentir dos comerciantes de Barlavento, a Associação Comercial e Agrícola de Sotavento apoiava a carta de Benoliel de Carvalho, da qual tivera conhecimento antecipado… Porém, estes dados históricos não nos impedem de sentirmos admiração pela firma de grande prestígio que foi e ainda é a Sociedade Luso Africana, Lda. Longeva de mais de meio século, recordamos por fim que teve entre os seus gerentes Filinto Jóia Martins, pessoa respeitada em São Vicente, que também foi presidente da Associação Comercial e Agrícola de Barlavento – o que, pelo menos, demonstra posterior pacificação entre as duas entidades mindelenses.

De Coli, Traudi Sch. 'Ernestina' a 03.03.2013 às 01:26

Obrigado, Interessante que Joao Joia Martinsl era presidente da Rádio Clube de Mindelo e como posso ser em contacto com o novo presidente da Rádio Clube de Mindelo.
Traudi Coli N1HPX/OE7WCT.

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by