Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ti Djô Figueira

Brito-Semedo, 8 Mar 13

 

Ti Djô.jpeg

 

 

Nasceu em S. Vicente a 16 de Maio de 1904 e faleceu a 31 de Agosto de 1988, com 84 anos de idade.

 

Exerceu a profissão de Ship-Chandler, como fornecedor de navios das variadas nacionalidades, mas distingui-se mais no meio mindelense como desportista.

 

Aos 14 anos foi para Lisboa, onde além de jogador, foi Secretário do Conselho Técnico do White Star Foot-Ball Club e Juiz de Campo (árbitro) da Associação de Foot- Ball de Lisboa, em 1924.  

 

Foi jogador de futebol no Mindelense, por largos anos; praticou Cricket e Golfe e foi vencedor da prova de 5.000 metros. No Mindelense exerceu os cargos de Presidente, Secretário e Tesoureiro.

 

De Amílcar Cabral recebeu uma elogiosa carta donde se extrai as seguintes palavras: “Haja uma educação e actuação como as que o Figueira demonstrou durante um quarto de século de vida desportiva, e o nosso será aquilo que todos desejamos”

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

5 comentários

De Djack a 09.03.2013 às 15:09

Gloriosas figuras por aqui têm passado. Pena que os que as conheceram não dêem o seu contributo, a sua achega, para um melhor conhecimento das mesmas. Chegam, lêem e partem sem deixarem o ar da sua graça. É pena...

Mas o Esquina continuará a tirá-las do esquecimento. E isso, em atitude desinteressada e de utilidade pública, é que interessa.

Braça com memórias da Casa Figueira, minha vizinha,
Djack

De Joaquim ALMEIDA a 09.03.2013 às 16:59

Creio que pisastes na tecla certa " Djack " ;  sem ser mùsico ( suponho eu ) de- nunciastes  uma desarmonia no comportamento estranho dos visitantes desta Esquina , que chegam batem à porta entram e saiem , sem dizer nada . Ti-Djô Figuera merece  uma pequena palavra de carinho por tudo o que êle fez  em prol do desporto em Cabo Verde e nao so !..
Braça rije d 'Um Criol na Frânça ;
Morgadinho !..

De Djack a 09.03.2013 às 15:11

Esqueci-me de dizer... "com honrosas excepções"

De luz figueira a 09.03.2013 às 16:00

Penso que desta época há um único Figueira que tem 101 anos, e que ainda conta muito sobre o primo(?)José , o grande desportista....O Alfredo Figueira,também praticou Cricket, golfe e também ténis," vícios" adquiridos,no MINDELO.....
Maria da Luz F. Figueira

De ZITO AZEVEDO a 09.03.2013 às 21:12

A memória mais vincada que conservo de Ti Djô Figuêra é a do seu sorriso franco e aberto e a  estatura e constituição fisica de quem, noutras latitudes, teria sido um atleta de alta cometição...Ti Djê era um homem bom, educado, simpatico!

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by