Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conjunto Voz de Cabo Verde, Os 7 Magníficos
 
Legenda: Em primeiro plano (esquerda para direita): Toi Bibia, John da Lomba, Luís Morais, Djosinha e Morgadinho; em segundo plano (esquerda para direita): Chico Serra e Fank Cavaquim.

 

_________ 

 

António Firmino nasceu em Mindelo, São Vicente, cujas gentes, vivências e folclore servem de tema para as suas telas (a óleo e acrílico), que vai fazendo em paralelo com uma intensa actividade docente, como Professor (de Inglês e Francês, especialmente).

 

Pintor por vocação e Professor de Línguas por formação, há mais de duas décadas, António Firmino assume-se como um Artista Plástico autodidacta que "inventa a sua própria técnica a cada pincelada".

 

É músico, toca violão e compõe.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De Valdemar Pereira a 29.03.2013 às 20:56


Muito gostaria de ver aqui comentàrios sobre esta pleiade de estraordinàrios executantes que levaram a nossa mùsica para terra longe. Esperei para não ser o primeiro mas... cà estou para dar um "Olà" a todos que conhei (ou conheço), nomeadamente aqueles que participaram nos espectàculos em que participei (Mindelo) ou montei (Dakar)
Citando: - No 1° teatro do Castilho participou o Frank Cavaquim e no 2° foi a estreia do Morgadim e do Djosinha. Todas jà eram conhecidos mas nunca tinham participado em teatros. - Em Dakar tive o privilégio de ter o Luis Morais, o Toi Bibia e o Morgadim foi o "convidado" em um espectàculo especial.  - Se nunca trabalhei com o da Lomba, vi o Chico Serra nesta cidade de Tours acompanhando a Cesària ao piano.
Boas e grandes lembranças.

De Joaquim ALMEIDA a 29.03.2013 às 22:22

Oh " Companher de escola " , na verdade fostes o primeiro a comentar ( Celebridades de Cabo Verde ) , pintado por  " Toy " Firmino - e por mim podes crer que nao ficastes mal visto por isso , pelo contràrio , até porque te considero também , - companhêr - uma  celebridade e por vàrios motivos  ligados à cultura da nossa ( tirrinha Cabo Verde ). Se eu nao fui o primeiro a comentar ( essas figuras ) deve-se compreender e de certo modo com logica !..  Nao é ? Digo-te que te considero um privilegiado  pois na verdade grande parte dessas figuras , jà colaboraram contigo em vàrios espectàculos nao so em Sao Vicente como também no Senegal-Dakar !.. Sinto-me também um privilegiado por ter sido o primeiro desses " personagens " a colaborar contigo , nos primeiros passos no palco do nosso " monumento " historico e cultural - Eden -Park .  


Um Criol na Frânça ;
Morgadinho !..

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by