Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Humberto Duarte Fonseca

Brito-Semedo, 26 Abr 13

 

Um dos mais notáveis cientistas cabo-verdianos, nasceu a 20 de Novembro de 1916, na cidade Mindelo.

 

Licenciado em Ciências Matemáticas, Ciências Geofísicas e Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, desde novo reconheceu as grandes potencialidades latentes no país no domínio da invenção, inovação e criatividade, tendo ele próprio começado a desenvolver um sistema de obtenção de água potável através da água do mar.

 

Foi galardoado por trabalhos de investigação tecnológica, ganhou prémios nacionais e internacionais, participou em estágios científicos, simpósios e congressos. Vários foram os trabalhos publicados versando temas como: as crises em Cabo Verde e a chuva artificial, o problema do aproveitamento da energia do vento em Cabo Verde, análise das precipitações atmosféricas por meio do radar, entre muitos outros.

 

Em 1991, em sua homenagem, aquando da inauguração da Escola Secundária de Monte Sossego, a mesma foi baptizada com o seu nome.

 

Faleceu em Lisboa a 21 de Fevereiro de 1983.

 


 

Autoria e outros dados (tags, etc)

3 comentários

De ZITO AZEVEDO a 26.04.2013 às 21:16

Recordo deste engenhoso cavalheiro o desenho de uma turbina eólica e o estudo que garantía que umas poucas instaladas nos contrafortes do Monte Verde seríam capazes de produzir energia suficiente para toda a ilha...Nunca mais ouvi falar de tal coisa! Será mais um caso de "santos da casa...?"

De Valdemar Pereira a 27.04.2013 às 08:16


E em nossa casa pensam que sô os "santos não canonizados" é que fazem miliagres.
Mas espero que os idolatras venham a compreender que não estamos ouvindo os melhores pregadores que tivemos e/ou temos e que hà que acordar.
Como este cientista nacional outros filhos da terra estão sendo injustamente esquecidos em detrimento de gente a quem nada devemos de forma directa.
O dia hà-de vir em que todos serão lembrados e, desde jà, desafio o meu amigo Brito Semedo para, com outros irmãos, começarem um "Quem é quem?" da nossa gente, dos "filhos adoptivos" e dos amigos sinceros de Cabo Verde. Essa nossa geração precisa saber a verdade sobre muitos factos que têm sido (insidiosamente) esquecidos.
Justiça, pedimos  

De Monica Dias a 05.06.2014 às 15:55

Por acaso o Sr. não teria informações do irmão deste grande Sr. Dr. José Duarte Fonseca??

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by