Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Livro da Consciência

Brito-Semedo, 20 Out 10

Não é hábito fazer qualquer tipo de reconhecimento nesta rubrica, “Livro da Semana”, mas vou abrir uma excepção para fazer uma homenagem a uma linda e sonhadora jovem que um dia deixou de estudar Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (a mesma onde António Damásio viria a licenciar-se e doutorar-se), porque ela queria casar-se e ter filhos e achava que a profissão de médica não era para quem queria ser Mãe, Esposa, Mulher, Companheira. Ela teria sido uma grande médica e conseguiria conciliar todos esses papéis, tenho a certeza. A essa Menina que tinha tantos sonhos... que o vento levou, Maria Catela, minha mulher, a minha homenagem!

 

Título: O Livro da Consciência

A construção do cérebro consciente

Autor: António Damásio

Edição/reimpressão: 2010

Páginas: 432

Editor: Temas e Debates

 

Como é que o cérebro constrói uma mente? E como é que o cérebro torna essa mente consciente? Qual a estrutura necessária ao cérebro humano e qual a forma como tem de funcionar para que surjam mentes conscientes?


Há mais de trinta anos que o neurocientista António Damásio estuda a mente e o cérebro humanos e é autor de vasta obra publicada em livros e artigos científicos. No entanto, formulou o presente livro como um recomeço, quando a reflexão sobre descobertas importantes da investigação, recentes e antigas, alterou profundamente o seu ponto de vista em duas questões particulares: a origem e a natureza dos sentimentos, e os mecanismos por detrás do eu.

O Livro da Consciência constitui assim uma tentativa de debater as noções actuais nestes domínios. Uma obra magistral que nos deixa entrever aquilo que ainda não sabemos sobre o cérebro e a consciência, mas gostaríamos muito de saber.

 

Sobre o autor:

Médico neurologista e investigador português, nascido em 1944 e radicado nos EUA desde 1975, é director do Departamento de Neurologia da Universidade de Iowa, com categoria de Van Allen Professor e catedrático, para além de leccionar como Adjunct Professor no Salk Institut, em La Jolla, na Califórnia. No Iowa, com sua mulher, Hanna, promoveu a criação de uma importante unidade de investigação para o conhecimento da actividade cerebral e suas relações com a memória, linguagem, emoções e os mecanismos de decisão. Trata-se de um dos principais laboratórios de neurociências cognitivas - relação cérebro-mente - do mundo científico. Damásio é também um conhecido conferencista da especialidade, tendo apresentado comunicações de grande qualidade em reputadas instituições científicas, seminários e congressos nos EUA.

 

Outras obras do autor:

Ao Encontro de Espinosa

2003  Europa-América

O Erro de Descartes

2000  Europa-América

O Sentimento de Si

2000  Europa-América

 

Outro livro, ainda não editado em português:


Damasio, Antonio R.

Y el Cerebro Creo al Hombre

Lengua: Castellano
Encuadernación: Tapa blanda
Año de edición: 2010
Plaza edición: Barcelona

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De Ernestina Santos a 22.10.2010 às 12:41

Um autor que (ainda) conheço mal, o que é um lapso grave na minha formação como pessoa, acima de tudo, dada a sua intensa pesquisa sobre o funcionamento do cérebro humano. A sua influência na área cognitiva, como nas questões da linguagem e emoções, interessam-me particularmente. Aliás, são as emoções tão irrelevantes na vida humana que o nosso distinto Prof, Brito-Semedo nos dá aqui uma lição, dedicando com carinho este post à companheira de tantos anos.
Obrigada por mais esta referência, que não deixari no esquecimento.

De Brito-Semedo a 28.10.2010 às 12:42

Cara Amiga, Como estive fora, só agora retomo as minhas actividades e o blogue, apesar de me dar muito prazer e satisfação, não é prioritário. Há mais vidas para além disso, hihihi !!! Adiante, o "Na Esquina" procura manter actualizado os seus leitores sobre o que de mais recente acentece na área da cultura, para além de recuperar a memória de factos, figuras e textos literários do nosso passado, com destaque para a nossa ilha de S. Vicente. É assim que aparece a rubrica "Livros Propostos" tendo destacado este mais recente livro do Prof. Doutor António Damásio. Votos de boa leitura!

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by