Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cartas de Amor de Fernando Pessoa

Brito-Semedo, 8 Jun 13

 

Pessoa.jpeg

Um livro que reúne, pela primeira vez, toda a correspondência entre Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz vai ser apresentado em Lisboa dia 14 de Junho, depois de ter sido divulgado em São Paulo, Brasil.

 

O editor, Pedro Corrêa do Lago, que chegou a adquirir as cartas num leilão da Sotheby's, decidiu reuni-las numa colectânea organizada por Ricardo Zenith, que marca "um momento muito importante" para "qualquer biografia de Pessoa".

 

"Conseguimos com isso publicar pela primeira vez a correspondência completa, a troca epistolar que é muito importante nesta relação amorosa", explicou o editor, considerando que "os documentos de Fernando Pessoa" revelam "uma faceta importante da personalidade complexa" do autor.

 

A relação entre os dois, para o editor, "não passou de beijinhos" porque "ela era uma menina perfeitamente encantadora, mas chegou a hora em que ele viu que não estava preparado para o casamento".

 

Para Corrêa do Lago, Pessoa "sonhou com uma vida normal" e esta paixão por Ofélia Queiroz "prova isso mesmo".

 

No entanto, "a personalidade literária de Pessoa seria mais ou menos a que conhecemos, com ou sem Ofélia", considera o editor da obra, considerando que esta relação o "humaniza", retirando-o "da torre de marfim do baú de inéditos" e da imagem de "um homem afastado do mundo".

 

Pessoa.jpeg

 

 

"Acho que Pessoa queria ser feliz e encontrar-se num relacionamento amoroso mas por uma série de motivos não era o destino nem a vocação dele", salientou o investigador brasileiro.

 

O livro, patrocinado pela PT, inclui um prefácio de Eduardo Lourenço, toda a correspondência trocada e as cartas de Fernando Pessoa estão também preservadas no original, através de 'fac-simile'.

 

"A língua portuguesa é um património que nos une a todos" e, por isso, "investimos e viabilizámos este tipo de projectos", afirmou, por seu turno, Abílio Martins, administrador da PT Brasil.

 

24.MAIO.13 // Fonte: Sol

 

Titulo: Cartas de Amor de Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz

Autores: Fernando Pessoa, Ofélia Queiroz

Editora: Assírio & Alvim

1ª Edição: 2012

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by