Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

África Dentro

Brito-Semedo, 27 Out 10

Numa reportagem captada pelo olhar da jornalista Maria João Avillez, África Dentro retrata o caminho percorrido pela Fundação Calouste Gulbenkian, nas áreas da Saúde e da Educação, em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambi-que e São Tomé e Príncipe. Editada pela Texto em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, a obra descreve em que áreas e onde coopera a Gulbenkian junto dos países africanos de expressão portu-guesa, segundo que critérios e com que resultados.

 

Acerca da publicação de África Dentro, Emílio Rui Vilar esclarece no prefácio do livro: “A visão da jornalista que capta o essencial dos factos, recolhe sem constrangimentos a opinião dos actores no terreno e regista a síntese do que viu e ouviu em imagens vivas e discurso directo, foi o que pedimos à Maria João Avillez sobre a acção da Fundação Calouste Gulbenkian na ajuda ao desenvolvimento da África Lusófona.”

 

Jornalista, Maria João Avillez trabalha actualmente na revista Sábado onde tem uma crónica semanal, assinando ainda diversas reportagens e entrevistas. É colaboradora do jornal I, sendo frequentemente convidada para comentar a actualidade nas estações televisivas e nas rádios. Tem nove livros publicados, entre os quais a biografia de Mário Soares, um outro dedicado a Sá Carneiro e outro, ainda, a Álvaro Cunhal. In e-Cultura.pt

 

Entrevista com Maria João Avillez a propósito da saída do seu livro (Aqui).

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De Ernestina Santos a 02.11.2010 às 13:13

Vi uma entrevista que a Maria João Avilez concedeu à RTP, canal 5, e fiquei ainda mais interessada no livro. Primeiro, pela vivacidade com que ela fala do covnvite que lhe foi feito pela Fundação Calouste Gulbenkian e que ela aceitou com prazer. Em segundo, pelo prazer que transmite das viagens que fez pelos PALOP para pesquisar in loco o trabalho desenvolvido nas áreas da saúde e da educação, que denuncia a paixão imbuída neste livro que se revela não só útil ams tambem uma viagem de saudade para os que vivem na diáspora.
Obrigada pela chamada de atenção!

De Brito-Semedo a 02.11.2010 às 13:51

Isto só prova que a assessoria do "Na Esquina" anda atenta e não dorme em serviço! Nem a Menina! Obrigado pela partilha!

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by