Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

História dos Bonucci em Cabo Verde

Brito-Semedo, 15 Jul 13

 

Bonucci.jpeg

 

 

- Lucy Bonucci

 

De origem italiana, os "Bonucci" são uma familia bastante antiga, com raízes provenientes dos antigos patrícios do império romano, da qual viriam a herdar vários condados do norte e centro da Itália.

 

A história dos Bonucci em Cabo Verde começou em meados do Séc. XIX com a chegada de Gaetano Bonucci à frente de uma frota de navios da pesca do coral, tendo depois aportado em S. Vicente e aí fixado residência.

 

Da sua presença temporária em Cabo Verde, Gaetano Bonucci e Deosolina Giovagnoli, acabaram por deixar descêndencia (Alfredo que nunca saíu de Itália, Ermínia, Elvira, Pietro e Concetta), vindo alguns deles, mais tarde a desempenhar um papel importante na história de S. Vicente, nomeadamente Pietro Bonucci, que em 1925, procedeu à electrificaçâo da cidade de Mindelo em S. Vicente, actividade comercial, bem como a edificação das fábricas de Gelo e de Moagem e da fábrica de conserva de peixe em S. Nicolau.

 

Foi também durante muitos anos cônsul da Itália em S.Vicente.


Além de Pietro Bonucci (Foto), há a considerar também a irmã Ermínia Bonucci, que viria a casar-se com Giuseppe Frusoni, cujo filho Sérgio Frusoni se transformou num dos expoentes da cultura Caboverdiana.


Gaetano Bonucci, filho de Pietro Bonucci e de Mª da Luz Rocheteau Leça Bonucci, que viria a tornar-se no primeiro realizador de cinema, natural de Cabo Verde, a dirigir um filme de longa metragem, "A Morgadinha dos Canaviais", realizado em Portugal em 1949, na qual participaram, entre outros, Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho, Costinha e Maria Matos.


Sérgio Frusoni, sobrinho de Pietro Bonucci, é considerado actualmente um dos grandes escritores de Cabo Verde. Também não se pode esquecer a figura de Yolanda Bonucci, filha de Pedro Bonucci que, ao longo da sua carreira como professora, muito contribuiu para a formaçâo de muitos cabo-verdianos.

 

Lisboa, 10 de Julho de 2013

___________ 

 

NOTA: Este post é o n.º 1.500, com 2.200 comentários, um total de visitas acima das 162.000 e mais de 310.000 visualizações de páginas. Um grande obrigado aos colaboradores e aos leitores fiéis de todos os dias. Bem haja a todos!

  

Autoria e outros dados (tags, etc)

5 comentários

De Djack a 16.07.2013 às 09:16

Parabéns, parabéns e parabéns! A esquina está cada vez mais redonda, de tanta gente a ver de tanta parte do Mundo. E com geral agrado!...

Um grande abraço do blogue amigo e parceiro, "Praia de Bote"
Djack

De Djack a 16.07.2013 às 14:32

Já seguiu uma foto que poderá ser útil.

Braça,
Djack

De vsAdriano Almeida a 16.07.2013 às 19:24

Lembro me bem do Sergio Frusoni. A morna "Tempe d'Canikinha" é da sua autoria se não me engano.

De Paulo Frusoni a 29.11.2014 às 19:26

Lucy,


Preciso do seu email, pessoal.


Paulo Frusoni

De Brito-Semedo a 29.11.2014 às 19:30

Caro Amigo, Pode usar o e-mail esquinadotempo@sapo.cv. Um abraço.

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by