Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PR para o Kavala Fresk Feastival

Brito-Semedo, 28 Jul 13

Jorge Carlos Fonseca, Aguarela de Hamilton Silva, Janeiro.2013
 

Vi imagens e li notícias sobre um «festival da cavala» em S. Vicente. A imaginação, o espírito inventivo e a capacidade organizativa foram suficientes para mobilizar um mar de gente num empreendimento útil, agregador, agradável e cívico.

 
Tenho acompanhado nos últimos anos outras iniciativas como o carnaval, o Mindelact, o festival da Baía, entre outras, todas marcados pelo sucesso, pela capacidade de mobilização de pessoas, sobretudo, jovens, pela criatividade e pela participação, no geral, muito elevada, alegre e exemplar no que toca ao civismo.


Um povo capaz de se mobilizar destarte pelo teatro, que se destaca no desporto, na dança e na música, que tem um modo especial no acolhimento e integração de gente vinda de outros cantos do país ou do estrangeiro, uma ilha que gerou Cesária e Bana, Nhô Roque e João Vário, que mostra uma grande capacidade de vencer desafios, de organizar eventos com sofisticação, sentido da «surpresa» e do «espanto», uma ilha de paixão e de permutas muitas, seguramente que também a tem para ter êxito na economia, no turismo, na promoção de serviços e na indústria, para, enfim, encetar caminhos de desenvolvimento económico e social susceptíveis de apontar para melhoria substancial da qualidade de vida material e do bem-estar de seus habitantes.

 

Kavala Fersk Feastival, Rua da Praia de Bote, Foto Tenisha Chanel, 20.Julho.2013

 

 Não tenho dúvidas de que a ilha bem cabo-verdiana de S. Vicente, os mindelenses, com determinação, lucidez estratégica, espírito de conquista e de inovação e de procura dos entendimentos necessários entre os poderes, encontrarão num futuro não muito distante os trilhos do progresso alargado e inclusivo, vencendo igualmente um estereótipo vigente ainda em certos segmentos da nossa população (não só…) e do seu imaginário.

 

- Jorge Carlos Fonseca, no Perfil do FaceBook

 

Praia, 28.Julho.2013

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

4 comentários

De Djack a 28.07.2013 às 13:52

Falou (e bem, como é seu timbre) quem sabe e é da terra.

Braça

Djack

De Valdemar Pereira a 28.07.2013 às 16:26


Dà prazer ler o cidadão falar sem demagogia (parece-me não ser seu apanàgio) sobre a minha ilha. Fico aguardando (desde a sua eleição espero) que o Senhor Presidente da Repùblica apareça mais vezes com morabezas para as ilhas preteridas.
Força, Senhor Presidente !!!

De wainass a 26.09.2013 às 16:01

pena que essa camara de sv não vale um corno porque não tem espirito de iniciativa deixam que os outros façam aquilo que lhes competia ou seja dinamizar a ilha com enventos culturais departamento fantovhe na camara

De Pedro a 26.09.2013 às 16:11




Que fique bem claro que essa iniciativa não partiu da câmara Municipal de SV que de SV so tem o nome está mais para um barco à deriva e sem comandante que uma câmara é que depois fica no ar a ideia que estão a fazer algo pra ilha. Pura ilusão óptica!!! 

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by