Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

- Para o Amigo Morgadinho, um Criôl na França

 

Situada na Rua da Praia, no 1.º andar do emblemático edifício da Sede do Mindelense, a Casa da Morna, do músico Tito Paris, foi ontem pré-aberta (a inauguração oficial será só no dia 14 de Agosto) e apresentada aos músicos e amigos sanvicentinos, que responderam massivamente, lotando por completo o espaço.

 

A Casa da Morna, uma iniciativa bem-sucedida, inaugurada em 2004 e que fez sucesso nas noites lisboetas até bem pouco tempo, renasce agora em Mindelo para trazer mais vida à cidade, enriquecer e prestigiar as noites da música cabo-verdiana.

 

O espaço amplo, voltado para a Baía do Porto Grande e para o Monte Cara, cativa logo à entrada com a letra da morna “Noite de Mindelo”, de B-Léza, escrita em crioulo, inglês, francês e português, mostrando a dimensão internacional da música crioula, e encanta pela decoração sóbria e de bom gosto com base em motivos musicais.

 

Lá dentro, as cadeiras trazem no forro das costas os nomes dos mestres da música de Cabo Verde, dos mais antigos aos mais actuais, um tributo aos fazedores da nossa música, ou os temas cantados por Tito Paris. Coube-me uma mesa cujas cadeiras eram um tributo a Frank Mimita, Diva Barros, Dany Mariano e Norberto Tavares. Ao Morgadinho, negociou-se a sua cadeira na mesa aonde se foi sentar.

 

Na parede do fundo destaca-se a preto a pintura estilizada de Tito Paris, o eterno mocin do Mindelo de voz rouca, que dá continuidade à tradição musical da família, do Mestre Paris, seu avô, e do Knick d' Bia, seu pai.

 

 

 

A banda da noite, constituída por um elenco de luxo integrado pelo próprio Tito Paris, Bau, Naiss Paris, Djassa, Djoiss, Micau, Tchenta e Renato, fez as honras da casa e acompanhou uma plêiade de cantores e intérpretes dos mais renomeados da ilha, tais como Tito Paris, Morgadinho, Jenifer Soledad, Manecas Matos, Jorge Sousa, Nha Kapa, Gabriela Mendes, Diva Barros e Armando Pitanga.

 

As imagens captadas, a serem publicadas posteriormente, dão uma ideia de como foi a noite da pré-abertura da Casa da Morna, que já anunciou a sua programação para o mês de Agosto: Diva Barros, Tito Paris, Titina, Mirri Lobo e muitos mais.

 

A Esquina do Tempo augura os maiores sucessos e longa vida ao Tito Paris e à Casa da Morna.

 

Mindelo, 01.Agosto.2013

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

6 comentários

De suzana abreu a 01.08.2013 às 21:56

Desejo os maiores sucessos ao Tito e à Casa da Morna no Mindelo e  na próxima vez que viaje para S. Vicente, não perco a oportunidade de lá ir!!  Em Lisboa, gostava particularmente de me sentar na cadeira do "Travadinha"... espero que haja uma no Mindelo também :)  Felicidades, Suzana Abreu 

De Djack a 02.08.2013 às 08:23

No PRAIA DE BOTE, alguns antecedentes desta nova CASA DA MORNA mindelense:

http://www.mindelosempre.blogspot.pt/

E para o Tito Paris, os melhores votos de sucesso. Ele merece e a Rua de Praia, a Praia de Bote e o Mindelo também.

Braça com mornas,
Djack

De Brito-Semedo a 02.08.2013 às 11:27

Um comentário transferido do perfil do FB.
Pedro Nuno Moreira: Eu estive lá. Foi espectacular. Fomos todos ajudar na mudança da casa da morna que morava em lisboa para rua da praia na minha bela cidade do mindelo. os mindelenses ficaram a ganhar. longa vida Tito. 1abç.

De Valdemar Pereira a 02.08.2013 às 13:58

Eu não estive e descubro este anúncio que me regozija. Nem o Manel , nem o meu Cumpanher d'Escola tiveram a ideia de me avisar mas... estão perdoados pela presença nesse dia e nessa Casa que espero visitar um dia.
Fico com pena de não ter ouvido in vivo a "voz rouca" (dixit Djack)* do Tito e a potente de uma cantora que ouvi uma so vez (e fiquei conquistado!): Diva Barros.
Vida longa à Casa da Morna !!!

***
* A expressão "voz rouca"  leva-me a outro cantor que foi ùnico no seu género. Espero que o Tito Paris tenha na morna a fama que teve o Louis Amstrong nos blue's

 

De Brito-Semedo a 02.08.2013 às 15:48

Amigo Valdemar, Bem que me alertou o Morgadinho pela ciumeira que isso ia provocar, rsss !!! Ainda bem que não pus as fotos da noite! A verdade é que o convite para a pré-abertura da Casa da Morna foi feito de boca-a-boca e eu só fiquei a saber disso a meio da tarde. Não seja por isso, Amigo Valdemar, fica, portanto, convidado para a abertura do próximo dia 14 :-). Palavra dum Mnine da Chã de Cemitério!

De Djack a 02.08.2013 às 15:15

Por motivos que transcendem o Pd'B, o comentário do B-S foi parar aos spam e estava gatchóde num canto onde ninguém o via. Mas como o Pd'B está sempre atento, a normalidade foi reposta e o comentário já está à vista.

Braça à detective de SPAM,
Djack

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by