Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

OM.jpeg

 

Há histórias de vida dignas de admiração. Pessoas com percursos marcantes que se distinguiram em diversas áreas, na obra e na carreira. Há memórias que vale a pena guardar. E evocar, no futuro. Para que isso se torne possível, uma ex-jornalista do PÚBLICO, Paula Torres de Carvalho, formou uma equipa para elaborar biografias que podem ser editadas em livro ou registadas em vídeo.

 

Em edições limitadas, essas biografias não se destinam apenas a vender nas livrarias, mas a distribuir em círculos de amigos e de familiares dos protagonistas. Como o que foi feito, por exemplo, no caso de Ovídio Martins. Os estudiosos da literatura africana, conhecem-no como um importante poeta cabo-verdiano que marcou uma geração. Mas a maior parte das pessoas que com ele conviveu nunca soube detalhes da sua vida. Que foi preso durante o Estado Novo pelos seus ideais, que privou com Amílcar Cabral, que tocava piano magistralmente antes de ensurdecer aos 22 anos, que era um exímio jogador de xadrez.

 

Nem mesmo os seus familiares conhecem bem os pormenores da sua vida. Ovídio Martins morreu em 1999 e deixou uma neta, dois irmãos e muitos sobrinhos. Um deles quer que todos os outros saibam quem foi o seu avó e tio, o seu percurso de vida, a sua história. Juntou fotografias e cartas, contou os episódios que foi conhecendo ao longo dos anos e encomendou a edição da sua história em vídeo, um trabalho para o qual Paula Torres de Carvalho contou com a colaboração do editor de imagem, Vasco Vieira.

 

OM.jpeg

 

Com estas biografias, “retratos” de vidas que tantas vezes não são conhecidas nem reconhecidas, pretende-se, sobretudo, salvaguardar a memória através do tempo.


PRODUÇÕES MEMÓRIA

Contactos: producoesmemoria@gmail.com

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Comentar:

De
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres

O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Wilson Candeias

    Caro Professor Brito SemedoCabo Verde precisa de p...

  • Reyan

    Só música de qualidade! Instrumentos de corda real...

  • Anónimo

    Oi sou cabo-verdiano, estou aqui de passagem, esto...

subscrever feeds

Powered by