Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

'Cinema: 5 filmes 5 livros'

Brito-Semedo, 2 Out 13

Como reduzir, às limitações e ao ritmo de um filme, a imensidão e a liberdade de um romance? 5 Filmes, 5 Livros de autores de língua portuguesa, para ver/reler/rever/ler e reflectir sobre as diferentes linguagens e possibilidades do cinema e do romance.

 

Cinema: 5 filmes 5 livros
Biblioteca do IC – CCP
Sempre às 18:30 horas. Entrada livre

 

O Testamento do Senhor Napumoceno
Realização de Francisco Manso
Portugal, 1997

 

Com Nelson Xavier, Maria Ceiça, Chico Diaz, Zezé Mota, Manuel Estevão
Napumoceno da Silva Araújo (Nelson Xavier) era o homem de mais bem sucedido do arquipélago de Cabo Verde. Por isso, a sua morte (em 1984) não deixou ninguém indiferente, principalmente o seu sobrinho, que já se via como herdeiro dos seus bens. Baseado no romance homónimo de Germano Almeida.
Dia 02

 

A Morte de Carlos Gardel
Realização de Solveig Nordlund
Portugal, 2011

 

Com Celia Williams, Elmano Sancho, Rui Morrison, Ruy de Carvalho, Teresa Gafeira
A história de Nuno, um jovem tóxico-dependente em coma, a morrer num hospital. Durante os dois dias em que se encontra entre a vida e a morte, cada um dos familiares evoca junto a ele uma teia de recordações do passado, através das quais percebemos o presente de Nuno. Álvaro e Cláudia, os pais divorciados e as suas novas relações disfuncionais, Graça, a tia médica que nunca terá filhos porque vive com Cristiana, todos eles se sentem culpados pelo estado de Nuno, pelos desalentos da vida, mas também pelos sonhos que criaram. Baseado no romance homónimo de António Lobo Antunes.
Dia 09

 

O Último Voo do Flamingo
Realização de João Ribeiro
Portugal, 2010

 

Com Adriana Alves, Alberto Magassela, Carlo D'Ursi, Cláudia Semedo, Elliot Alex
Tizangara, uma pequena vila perdida no interior de Moçambique, poucos meses depois do fim da Guerra Civil. Cinco misteriosas explosões matam outros tantos soldados da Missão de Paz das Nações Unidas. Provas do crime? Apenas pénis decepados e os emblemáticos capacetes azuis. É este o ponto de partida para uma enigmática investigação conduzida pelo oficial de serviço designado pelas Nações Unidas, o Tenente-Coronel italiano Massimo Risi. Baseado no romance homónimo de Mia Couto.
Dia 16

 

O Delfim
Realização de Fernando Lopes
Portugal, 2002

 

Com Rogério Samora, Alexandra Lencastre, Rui Morrison, Isabel Ruth, Miguel Guilherme, Rita Loureiro
Portugal, finais dos anos 60. Tomás Palma Bravo (Rogério Samora), o Delfim, o Infante, é o herdeiro de um mundo em decomposição. É ele o dono da Lagoa, da Gafeira, de Maria das Mercês (Alexandra Lencastre), sua mulher infecunda, de Domingos, seu criado preto e maneta, de um mastim e de um “Jaguar E”, que o leva da Gafeira a Lisboa e às putas. Um caçador, detetive e narrador, que todos os anos volta à Lagoa para caçar patos-reais, descobre, um ano depois, que Domingos apareceu morto na cama do casal Palma Bravo e que Maria das Mercês apareceu a boiar na Lagoa. Baseado no romance homónimo de António Lobo Antunes.
Dia 23

 

A Costa dos Murmúrios
Realização de Margarida Cardoso
Portugal, 2004

 

Com Beatriz Batarda, Filipe Duarte, Mónica Calle, Adriano Luz, Luís Sarmento
No final dos anos 60, Evita chega a Moçambique para casar com Luís, um estudante de matemática que ali cumpre o serviço militar. Evita rapidamente se apercebe que Luís já não é o mesmo e que, pertubado pela guerra, se transformou num triste imitador do seu capitão, Forza Leal. Os homens partem para um grande operação militar no norte. Evita fica sozinha e, no desespero de tentar compreender o que modificou Luís, procura a companhia de Helena, a mulher de Forza Leal. Baseado no romance homónimo de Lidia Jorge.
Dia 30

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

1 comentário

De Joaquim ALMEIDA a 05.10.2013 às 06:08

Deixaram premeditadamente agonizar o maior e o mais antigo espaço cultural do nosso pais , para depois poderem criar ... ( os seus espaços ) !... EDEN PARK , que destino imerecido !..
Um Criol na Frânça ;
Morgadinho ;

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by