Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

África. Olhares sobre a Comunicação

Brito-Semedo, 24 Out 13

 

O livro ora dado à estampa resulta do "Ciclo África" promovido pela INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Internacionais da Comunicaçao) no seu 35.º Congresso, realizado na cidade de Fortaleza em Agosto de 2012, onde foram apresentados alguns trabalhos provenientes de Portugal, Brasil, Cabo Verde e Moçambique. Por Cabo Verde participaram Manuel Brito-Semedo, Silvino Évora e Maria Inês Amarante.

 

"Os organizadores deste livro, António Hohlfeldte Maria Inês Amarante, cônscios do discernimento que a distância temporal favorece aos olhares que se voltam para a África portuguesa de hoje nos convidam à reflexão sobre o papel da Imprensa antes, durante e depois das diferentes colonizações sofridas pelo povo africano.

 

Desfilam ante nossos olhos a África submissa, a África Insurgente, e a África emergente de nossos dias, esta última acima de tudo inda que tardiamente, moderna.


No entanto, cremos ser o grande chamamento que nos fazem os ensaístas que assinam as partes deste livro: o papel da Imprensa e seus efeitos sobre as comunidades africanas. As diferentes culturas préexistentes no espaço continental propiciadas justo pela vastidão do espaço e pelo consequente isolamento dos grupamentos humanos ou tribos cada qual com os seus hábitos, deuses e...cultura própria. Os organizadores e seus autores convidados, por sua vez, nos convidam a estudar os processos, comunicacionais necessários para entender entre outras diferenças, as culturais e linguísticas, que reunidas esboçam o pensamento de um indivíduo e de seu grupo. Qual teria sido a resposta às questões afloradas pelas diferenças? Como se processou a interacção dos grupos humanos envolvidos em tão complexa equação e com tantas variáveis, dependentes e independentes?

 

Volvamos os nossos olhares para estes bem mais do que oportunos Múltiplos olhares sobre a Comunicaçãoque nos prodigaliza este grupo seleto de pesquizadores de comunicação aqui reunidos e presentes, nesta “África”.


Paulo B. C. Schettino

UFRN / ASL

 

África. Múltiplos olhares sobre a Comunicação

António Hohlfeldt e Maria Inês Amarante (Orgs.)

São Paulo, Intercom, 2013

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Ariel

    Muito bom o livro! 

  • Anónimo

    Muito obrigada por nos presentear com estas inform...

  • Léo

    Olá, realmente esse ritmo é contagiante, fico me i...

Powered by