Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

III Festival Mundial das Artes Negras

 

 

Falta 1 dia para o início da grande celebração internacional à cultura negra. O III Festival Mundial das Artes Negras apresentará a visão de uma África livre, criativa e otimista, em contraponto à versão sombria veiculada nas mídias em geral. O Brasil é o convidado de honra desta edição, e o Ministério da Cultura, por intermédio da Fundação Cultural Palmares, ficou encarregado de organizar a delegação que irá ao continente africano.

 

Símbolo do diálogo entre os povos e as culturas da Diáspora Africana, o III Festival Mundial das Artes Negras acontecerá de 10 a 31 de dezembro próximo no Senegal. A primeira edição, realizada em 1966 em Dakar, capital senegalesa, deu grande visibilidade aos anos de reconquista da dignidade dos povos negros em terras africanas, devolvidas há pouco tempo aos habitantes do continente. A segunda edição, realizada em 1977, foi organizada pela Nigéria.

 

DELEGAÇÃO BRASILEIRA - O Brasil é a nação com o maior número de negros ou mestiços do mundo, perdendo apenas para a Nigéria. São cerca de 90 milhões de habitantes negros ou afrodescendentes, o que transforma o território nacional em um grande símbolo da diversidade cultural. O País terá uma noite dedicada à exibição de suas riquezas musicais e outras manifestações artísticas.

 

As atrações envolvem grandes artistas e grupos, como Carlinhos Brown, Chico César, Margareth Menezes e a escola de samba Império Serrano. Espetáculos de dança e paradas populares inspiradas nos tradicionais festivais brasileiros farão vibrar as ruas senegalesas. E, para que a festa seja total, os sabores brasileiros não serão esquecidos. Restaurantes irão sugerir diversos pratos e especialidades brasileiras.

 

Carlinhos Brown é um dos artistas que participarão do III Festival Mundial das Artes Negras

 

INTELECTUAIS - Além das manifestações artístico-culturais, o III Festival Mundial das Artes Negras incluiu na programação um fórum com intelectuais dos países envolvidos, que debaterão temáticas relacionadas à Renascença Africana. Idealizado e coordenado pelo escritor e vice-presidente da Assembléia Nacional do Senegal, Iba der Thiam, o encontro será encerrado pelo presidente do país, Abdoulaye Wade.

Por Joceline Gomes, in Fundação Cultural Palmares

____________

 

Tchalé Figueira e Abraão Vicente vão participar no Terceiro Festival Mundial de Artes Negras que acontece em Dakar, Senegal, de 10 a 31 de Dezembro. Os dois pintores cabo-verdianos foram escolhidos pela curadora Florence Alexis para levar uma mostra da sua obra à exposição de artes plásticas da Black World Festival.

in A Semana

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

4 comentários

De Trêza a 09.12.2010 às 18:33

Olá :-)

Este blog está em destaque na homepage dos Blogs do SAPO Cabo Verde em http://blogs.sapo.cv

Continuação de excelentes posts!

De Brito-Semedo a 09.12.2010 às 19:52

Obrigado pela atenção e pelo estímulo!

De Ernestina Santos a 09.12.2010 às 19:35

Para já, o símbolo utilizado foi de uma criatividade de aplaudir! Uma impressão digital bem forte do continente africano na área das Artes e Espectáculos!

É uma pena que o apoio aos artistas em Cabo Verde seja descurado. Afinal, são eles quem dão visibilidade de valor ao nosso país... nos mais ínfimos pormenores, o que é incompreensível, como agora se constatou com a representação, por convite. de duas figuras tão conhecidas no mundo cabo-verdiano.

De Brito-Semedo a 09.12.2010 às 20:01

É verdade! Uma impressão digital muito forte do Continente!
Não me conformo, e muita gente boa também não, com esta falta de apoio e de reconhecimento das "estruturas" do poder! E, às vezes, pede-se tão pouco!... Apesar disso, temos muito que nos orgulhar dos nossos, que tão bem e com muitos sacrifícios levam o nome de Cabo Verde ao mundo! Cá fica o nosso desabafo!... Um abraço e boa sorte ao Tchalé Figueira e ao Abraão Vicente!

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Djack

    A primeira medalha faz-me muita "manha", porque nã...

  • Manuel Brito-Semedo

    Caro Zé Hopffer, Excelente! Terei isso em consider...

  • Anónimo

    Esqueci-me de me identificar no comentário anterio...

Powered by