Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

'O Testamento do Senhor Napumoceno'

Brito-Semedo, 28 Dez 10

 

Napumoceno.jpeg

Napumoceno da Silva Araújo (Nelson Xavier) era o homem mais bem sucedido do arquipélago de Cabo Verde. Por isso, a sua morte (em 1984) não deixou ninguém indiferente, principalmente o seu sobrinho, que já se via como herdeiro dos seus bens. Mas a vida de Napumoceno guardava segredos e, dentre eles, uma inesperada filha ilegítima herdeira de toda a sua fortuna. Através de fitas gravadas, Graça (Maria Ceiça) vai descobrindo a verdadeira personalidade do seu pai: um homem ambicioso, astuto, oportunista, sensível e apaixonado. Divertida com as confissões do seu pai, o que mais a surpreende e cativa são as relações sobre as mulheres da sua vida.

 

Ficha Técnica

Realização: Francisco Manso

Argumento: Mário Prata

Produtor: António Gonçalo e Francisco Manso

Ano: 1997

Género: Drama

Duração: 117’

Elenco: Nelson Xavier (Napumoceno) Maria Ceiça (Graça) Chico Díaz (Carlos) Zezé Motta (Eduarda) Vya Negromonte (Mari Chica) Milton Gonçalves (The Mayor) Francisco de Assis (Fonseca) Karla Leal (Adélia) Camacho Costa (Paiva) Elisa Lucinda (Dona Jóia) José Eduardo (Dr. Scusa) Horácio Santos (Baptista) Alexandre de Sousa (Benoliel) Manuel Estevão (Manuel) Silvestre Évora (Notário) Cesária Évora (Arminda).

 

 

O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo

 

Quando morreu, o Sr. Napu-moceno era um conceituado comerciante do Mindelo. A reputação da sua casa comer-cial tinha uma correspondência perfeita na sua reputação pessoal – bom, íntegro, sério, sem vícios, rico e respeitado. Mas a leitura das centenas de páginas do seu testamento lançou «uma nova luz sobre a vida e a pessoa do ilustre extinto».

 

Página a página, o leitor vai assistindo à construção de uma personagem fascinante, rica, complexa, contraditória, fortemente enquadrada no pano de fundo que é a sociedade cabo-verdiana.

 

Este romance de Germano Almeida foi adaptado ao cinema por Francisco Manso, no filme (1997).

 

Autor: Germano Almeida

Título: O Testamento do Senhor Napumoceno da Silva Araújo

Editor: Ilhéu Editora, S. Vicente

Ano de edição: 1989

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Djack

    A primeira medalha faz-me muita "manha", porque nã...

  • Manuel Brito-Semedo

    Caro Zé Hopffer, Excelente! Terei isso em consider...

  • Anónimo

    Esqueci-me de me identificar no comentário anterio...

Powered by