Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Nelson Mandela. Arquivo Íntimo

Brito-Semedo, 11 Jan 11

Um relato pessoal sem precedentes de um dos grandes líderes do nosso tempo.

  

“(Estes) arquivos contêm vestígios da minha vida e da daqueles que comigo viveram. Qualquer pessoa que tenha explorado o mundo dos arquivos saberá que encerra tesouros, surpresas, caminhos cruzados, becos sem saída, lembretes dolorosos e perguntas sem resposta.

 – Nelson R. Mandela

 

Após uma vida inteira a pegar em caneta e papel para registar pensamentos, acontecimentos e sentimentos, Nelson Mandela confiou todo o seu espólio de documentos pessoais à Fundação Nelson Mandela. A Fundação recebeu os direitos exclusivos da criação de um livro substancial e sem precedentes com todo o material histórico e nunca antes publicado de Nelson Mandela.

 

Conversations with Myself recorre ao arquivo pessoal de Mandela, nunca antes visto, para conceder um acesso único ao mundo privado de um incomparável líder mundial:


- Diários escritos ao longo da luta anti-apartheid no início dos anos 60;
- Diários e rascunhos de cartas escritas na prisão de Robben Island e em outras prisões sulafricanas durante os vinte e sete anos em que esteve preso;

- Blocos de notas escritos na transição para o pós-apartheid;
- Conversas privadas gravadas;
- Discursos e correspondência escrita durante a Presidência – uma colecção histórica de documentos arquivados na Fundação Nelson Mandela é reunida numa narrativa empolgante de grande actualidade e fabuloso poder.

 

Uma jornada íntima desde os primeiros laivos de consciência política de Mandela até ao seu galvanizante papel no palco mundial, Conversations with Myself ilumina uma vida heróica feita na linha da frente do combate pela Liberdade e pela Justiça. Enquanto outros livros contaram a vida de Mandela, do ponto de vista presente, Conversations with Myself apresenta a primeira visão clara do lado humano do ícone.

 

O director do Centro para a Memória e Diálogo na Fundação Nelson Mandela, Verne Harris, declarou sobre o Arquivo:


O Arquivo contém milhares de páginas de notas, diários, calendários, e rascunhos de cartas redigidos ao longo de 50 anos. Reunidos, permitem conhecer Madiba nos seus momentos privados, as suas reflexões privadas em resposta a circunstâncias que o ajudaram nas suas disciplinas diárias, as lições de vida e a visão moral e política que inspiraram e continuam a inspirar tanta gente.”

 

Autor: Nelson Mandela

Título: Nelson Mandela – Arquivo Íntimo

Editora: Objectiva

Ano Edição: 2010

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

3 comentários

De Trêza a 11.01.2011 às 18:20

Este post está em destaque na homepage do SAPO Cabo Verde em http://sapo.cv

Image

De Ernestina Santos a 13.01.2011 às 17:12

Foi impossível assistir (na TV, que pessoalmente é um privilégio de uns quantos dos milhares que o admiram!) ao lançamento deste livro e não ficar comovida com o ar humilde deste grande homem.
O Arquivo Íntimo é de leitura obrigatória. Vou tentar lê-lo no original, em inglês, Conversations with Myself, pois tenho a certeza que terá outra leitura, bem mais saborosa, nas palavras que Mandela nos legou do seu saber como homem que pregou a paz sem ter recorrido à guerra e que mostrou que é possível conseguir os objectivos de defesa de uma população inteira, mesmo quando o regime é totalitário e racista.
O meu cinhado teve o privilégio de o conhecer na Embaixada da África do Sul em Copenhaga, onde trabalhou largos anos, tendo sido testemunha da simplicidade que só é caracaterística de homens geniais. Mandela acedeu muito humildemente a tirar uma foto com ele, assim como com outros, como se de um simples colega de trabalho se tratasse.
Houvesse mais Homens da sua envergadura e o mundo seria outro!

De Brito-Semedo a 13.01.2011 às 23:02

Cara Amiga, muito obrigado por ter "voltado"! Fazia falta a sua presença e os seus ricos comentários! Senti, melhor , sentimos a sua falta e o meu receio era que se tivesse perdido no caminho, na viragem do ano, hihihi !!!
Voltando à seriedade, temos agora disponível em português este grande livro do Mandela. Entretanto, felicito-a por poder aceder à versão original do Conversation with Myself ", o que, certamente, dará um gosto diferente aos textos (Mas que inveja!). Um abraço e votos de boas entradas em 2011 e bom regresso ao "Clube da Esquina"!

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Luiz Silva

    Ariana: Conheci desde a infância a Cesaria, minha ...

  • Djack

    A primeira medalha faz-me muita "manha", porque nã...

  • Manuel Brito-Semedo

    Caro Zé Hopffer, Excelente! Terei isso em consider...

Powered by