Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

'Chocolate', Filme e Livro

Brito-Semedo, 7 Fev 11

No dia 15 de Fevereiro o “Na Esquina” assinala o seu 1.º Aniversário! Como manda a praxe, haverá (virtual, claro está!) bolo e champanhe nesse dia! Os convidados especiais são os seus leitores! Reserve, portanto, o seu lugar na primeira fila!

 

Para assinalar a data em grande, o “Na Esquina” vai brindar os seus leitores, durante uma semana (8 a 15), com posts diários das suas rubricas principais, começando com Gastronomia. Seguem-se Livros, Cinema (Filmes Eden Park e Filme em Cartaz), Filatelia, CrónicaNotícias e Acontece... Enfim, uma mostra do conteúdo do “Na Esquina” ao longo deste ano! 

 

  

A abrir essa programação, uma coisinha sabe: “chocolate” recheado de filme e livro!

 

Votos de boa semana e boa leitura! 

 _________

 

Em um vilarejo francês, nos anos 50, o diretor sueco Lasse Hallström faz sua homenagem ao chocolate.


Na verdade, o alimento que é tão mais cobiçado e desejado por muitos, é apenas o símbolo e o pretexto utilizados pelo cineasta para discutir valores como tra-dição, humanismo, moral e principalmente, a tolerância.


O filme "Chocolate", baseado no romance homônimo de Joanne Harris, é permeado de um tom fabuloso-fantástico.


Hallström conseguiu reunir um elenco de primeira linha: Juliette Binoche, Judi Dench, Johnny Depp, Lena Olin, entre outros.

 
A história, que mistura romance e comédia, foi um enorme sucesso.

A produção foi indicada a cinco Oscar – inclusive nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz – a quatro Globo de Ouro, mas não levou muitos dos prêmios para casa.


Juliette Binoche é Vianne Rocher, uma forasteira que, acompanhada da filha de seis anos, chega a um conservador vilarejo no interior da França. Lá, tem a "ousadia" de abrir uma loja de chocolates, ao lado da igreja, em plena Quaresma. Com um ar de feiticeira, encanta alguns moradores com suas receitas, algumas bastante exóticas, como a que mistura chocolate e pimenta.


Outros habitantes, principalmente o prefeito (Alfred Molina), não aceitam sua presença na vila, pois ela estaria subvertendo a ordem e a moral no local. A situação de Vianne fica ainda mais complicada quando se envolve com Roux (Johnny Depp), um músico andarilho que desembarca na aldeia (Ver Trailer do Filme).

 

Ficha Técnica

Chocolate ("Chocolat")
Gênero: Drama/Comédia
Produção: EUA/Reino Unido, 2000
Duração: 122 min (colorido)
Direção: Lasse Hallström
Roteiro: Robert Nelson Jacobs (baseado no livro homônimo de Joanne Harris)
Elenco: Juliette Binoche, Johnny Depp, Judi Dench, Carrie-Anne Moss, Lena Olin, entre outros
Fotografia: Rogger Pratt
Música: Rachel Portman
Direção de arte: John Frankish, Louise Mazaroli e Lucy Richardson

 

Marina Mello, Colaboração para a Folha Online

____________

 

 

Chocolate é o primeiro romance que dá à iguaria de origem tropical toda a importância que os derivados do fruto do cacaueiro adquiriram em nossa sociedade ao longo dos anos – uma guloseima omnipresente no mundo ocidental.

 

Vianne é uma mulher fora do comum. Ela e sua filha Anouk mudam-se para uma cidade do interior da França durante a quaresma para revolucionar a vida de seus habitantes. Vianne vive de fazer chocolate. E, através de suas receitas únicas, ela descobre o mais íntimo desejo de cada pessoa. O povo da cidade se une contra Vianne e faz de tudo para expulsá-la de lá, mas Vianne é forte e perseverante. Este livro é de uma sensibilidade tocante. Joanne consegue fazer-nos ver os personagens. E Vianne tem a cara de Juliette Binoche que a interpretou no cinema no filme com o mesmo nome.

 

Título: Chocolate

Autor: Joanne Harris

Editora: ASA, 2007

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by